Reitor da UFV é homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo

Reitor da UFV é homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo

O reitor da UFV, professor Luiz Cláudio Costa, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo, outorgada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelos relevantes trabalhos prestados à educação de Minas e do Brasil. A cerimônia de entrega da honraria ocorreu no último dia 11, na Arena Multiuso do Expominas, em Belo Horizonte.

O tema da cerimônia deste ano buscou inspiração na trajetória política de Tancredo Neves, em sua luta pela consolidação da democracia no Brasil. Em homenagem ao político, que completaria 100 anos em 2010, a medalha entregue aos agraciados foi cunhada com uma figura de Tancredo, com inscrição alusiva ao seu centenário de seu nascimento.

O orador oficial da solenidade foi o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Doutor Viana, também discursou na cerimônia, quando enalteceu a figura de Tancredo Neves, citando a frase que sintetiza os ideais do ex-presidente, e que cobriu a mesa de honra da cerimônia: “Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade”.

A Ordem do Mérito Legislativo foi criada pela Resolução 2.778, de 1982, e é concedida nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. O objetivo é homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por serviços prestados ou méritos excepcionais. As medalhas são concedidas mediante proposta do Conselho da Ordem, que é dirigido pelo presidente da Asesembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho.

O professor Luiz Cláudio Costa recebeu a medalha na categoria Mérito Especial, com a qual foram distinguidas apenas 30 personalidades. É destinada a parlamentares, ministros e secretários de Estado, ministros de tribunais superiores, desembargadores, reitores e embaixadores, dentre outras autoridades.

Compartilhar