Reitores acompanham transmissões de cargos dos novos Ministros

A transmissão do Ministro da Educação, Cid Gomes foi a primeira se ser acompanhada. Andifes também participou de solenidade do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo e da Ministra da Igualdade Racial, Nilma Gomes.

 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou (2) das transmissões de cargo para os novos Ministros da Educação (MEC), Cid Gomes, e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo. Os dois titulares das pastas ressaltaram a importância das Universidades Federais para o cumprimento do lema do novo governo da Presidente Dilma Rousseff, “Brasil Pátria Educadora”, anunciado durante sua posse para o segundo mandato. A Andifes também compareceu à transmissão de cargo da Ministra da Igualdade Racial, Nilma Gomes, ex-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

cidposse

Cid Gomes foi o primeiro a assumir o cargo de Ministro em solenidade no Ministério da Educação (MEC), que teve a presença de outros ministros de estado, senadores, deputados federais, o governador do Ceará, Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Estavam presentes, o presidente da Andifes, Targino de Araújo (UFSCar), os reitores; Orlando do Amaral (UFG), Jaime Ramírez (UFMG), Jesualdo Pereira (UFC), João Carlos Salles (UFBA), José Arimateia (UFPI), Ivan Camargo (UNB) e as reitoras Roselane Neckel (UFSC), Nilda Soares (UFV), Raimunda Nonata (UFOPA) e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

O novo Ministro da educação garantiu empenho para cumprir o plano da presidente Dilma Rousseff em colocar a educação como prioridade em seu governo, fazendo cumprir o lema “Brasil Pátria Educadora”. Cid Gomes disse que vai dar continuidade ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, reafirmou o compromisso de reformar o currículo do ensino médio e fazer cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A valorização dos professores foi outra pauta que o Ministro garantiu apoio durante sua gestão à frente do MEC.

Sobre as Universidades Federais, Cid Gomes afirmou que vai fazer visitas em todas as instituições, pretende conversar com os reitores e com a comunidade acadêmica. Para ele, as universidades são estratégicas na implantação de políticas públicas, no avanço da educação de forma sistêmica e para a oferta de ensino de qualidade para as próximas gerações.  O novo Ministro não fez anúncio de nomes da sua equipe técnica, mas comentou que precisará de apoio do grupo comandado pelo ex-ministro Henrique Paim para se aprofundar dos projetos em andamento.

MCTI

A transmissão de cargo para o Ministro do MCTI, Aldo Rebelo, aconteceu no Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A cerimônia também foi prestigiada por autoridades, como na solenidade no MEC, e contou com discurso do ex-ministro da pasta, Clelio Campolina. O ex-titular agradeceu ao apoio de toda equipe do MCTI, disse que é preciso aumentar o investimento em pesquisa e inovação no Brasil, corrigir o déficit da educação básica e ampliar a pós-graduação. Campolina fez uma apresentação dos principais projetos em andamento, como editais de fomento e o Programa de Plataforma do Conhecimento.

 

aldorebelo

O Ministro Aldo Rebelo falou sobre a importância de CTI para a democracia do país, para educação e para melhorar o padrão de vida das pessoas. Rebelo ressaltou a necessidade de incentivar a divulgação científica e fez algumas promessas. A primeira delas foi de recompor e ampliar os investimentos nos setores de CTI, fortalecer o CNPQ e a Finep, viabilizar novas fontes de recursos para FNDCT e realizar ações integradas entre União, Governos Estaduais e Municipais, pesquisadores e indústrias.

Aldo Rebelo disse ainda que a tecnologia tem que ser o braço dos Estados e que para isso é necessário criar institutos de pesquisas em mais municípios brasileiros. Sobre as Universidades Federais o novo titular da pasta afirmou que estas instituições são fundamentais para o sucesso dos projetos em CTI, mas que é preciso melhorar a integração entre o conhecimento gerado na academia e as empresas.

O presidente da Andifes, Targino de Araújo, disse que está confiante no trabalho que será desenvolvido pelos novos Ministros e que a Associação intensificará a interlocução com o MEC e MCTI, a fim de dar prosseguimento aos projetos e para implantação da Agenda de Desenvolvimento das Universidades Federais.  Targino de Araújo afirmou ainda que em breve a Andifes terá agenda com os ministros.

 

Igualdade Racial

O presidente Targino de Araújo, o reitor Jesualdo Pereira e o secretário executivo, Gustavo Balduino, representaram a Andifes da na cerimônia de transmissão de cargo, da Ministra Nilma Gomes. A ex-reitora relembrou sua trajetória e falou sobre os desafios futuros. “O desafio de estar frente à Secretaria é grande, pois o racismo e a discriminação racial incidem de formas diferenciadas, expressando sua perversidade, subordinando as pessoas. Entender isso e articular com as políticas de todos os outros ministérios e órgãos de governo é um trabalho desafiador. Trata-se de um trabalho político e também educativo, que vem somar com o novo lema de governo anunciado pela presidenta Dilma”, afirmou a ministra.

 

nilma

 

Acesse aqui mais fotos das transmissões

 

Ascom Andifes com informações da Coordenação de Comunicação da SEPPIR

adding pieces to my new current wardrobe
free online games Use grey for smoky eyes with a delicate pink lipstick

Chanel SS 2012 fashion show
cheap wedding dresses Never have animal skins looked so good even on the animals

DIY Costume Ideas for Halloween
cheapest flights To own a piece of high fashion

What is the Big Difference
forever 21 ‘ and smash them

Does your business premises require Dry Riser Testing
onlinegames job projects to a fashion designer

Jcp Decree to Offe R Sophisticated Fashion Line to Young Adults
jeu gratuit Some of us are big boned or small boned

Investing in American Real Estate While Serving in the US Military
ballkleider sept selling trades and furthermore updates come back inside of tremendous way

Home Remedy for Removing Blackheads From the Face and Neck
cool math games You can’t see my hands under this