Reitores das universidades públicas discutem o fortalecimento do Ensino Superior

A proposta do Fórum é que as três instituições, respeitando as particularidades de cada uma, possam formular ações e políticas comuns, visando o fortalecimento do Ensino Superior no Estado.

As três instituições públicas de Ensino Superior de Mato Grosso (Unemat, UFMT e IFMT) realizam nesta terça-feira (03), na Universidade do Estado de Mato Grosso, em Cáceres, o 1º Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso, com o tema ‘Fortalecimento do Ensino Superior de Mato Grosso’.

Estarão reunidos os reitores da Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat), professora Ana Di Renzo; da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Maria Lucia Cavalli Neder; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), professor José Bispo Barbosa, acompanhados dos pró-reitores das áreas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, explica que o objetivo do Fórum é estabelecer uma política de interlocução entre as três instituições no que tange o ensino, a pesquisa e a extensão. “Eu acredito muito neste fórum. O nosso desejo é que ele seja permanente e itinerante. As nossas expectativas são muito positivas e temos certeza de que dará bons frutos para nossa sociedade”, afirma.

A proposta do Fórum é que as três instituições, respeitando as particularidades de cada uma, possam formular ações e políticas comuns, visando o fortalecimento do Ensino Superior no Estado. Para isso, os reitores e pró-reitores formarão grupos de trabalho e elaborarão um documento que servirá de diretriz. “É importante salientar que nesse primeiro momento estarão reunidos os pró-reitores das áreas ‘fins’, mas a ideia é envolver também as pró-reitorias ‘meios’ das instituições. Além disso, após estas propostas serem aprovadas no fórum, elas serão discutidas pelas comunidades acadêmicas de cada instituição, para que sejam implementadas”, salienta a professora Ana Di Renzo.

A reitora da Unemat ressalta que, para a instituição, sediar esse primeiro Fórum é uma responsabilidade e uma satisfação, pois permite chamar as discussões juntamente com as instituições federais de Ensino Superior. Esta ação conjunta demonstra o comprometimento das universidades públicas com o desenvolvimento de Mato Grosso.

As três instituições públicas de Ensino Superior de Mato Grosso já desenvolvem parcerias em outras frentes, como a proposta da Rede de Divulgação Científica, que é tocada pelas Assessorias de Comunicação das universidades públicas e incentivada e apoiada pelas reitorias, com o objetivo de divulgar as pesquisas e o conhecimento que são produzidas na Academia.

 

 

Jornal O Nortão