Reitores de novas universidades discutem plano de desenvolvimento para as instituições

A UFOB sediou, nessa segunda-feira (29), mais uma reunião da Comissão de Novas Universidades da Andifes. O encontro, ocorrido em Barreiras, contou com a participação dos reitores Klaus Capelle (UFABC, coordenador do grupo), Iracema Veloso (UFOB), Jaime Giolo (UFFS), Marco Antonio Hansen (Unipampa), Ricardo Ness (UFCA), dos vice-reitores Joana Angélica Guimarães da Luz (UFSB) e Roberto Rodrigues Ramos (UFCA) e do vice-diretor Mauricio Saldanha Motta (Cefet-MG).

Na pauta, a elaboração para a Andifes do documento que normatiza critérios e parâmetros para criação de universidades e novos campi. Também foram retomadas as discussões para construção do Plano de Desenvolvimento das Novas Universidades (PDNU), que pretende mostrar as peculiaridades das instituições federais de ensino superior localizadas nas regiões  interioranas e fronteiriças nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Antes do encontro, os dirigentes fizeram uma visita guiada pelas instalações do Campus Reitor Edgard Santos, onde conheceram laboratórios, biblioteca, almoxarifado de Reagentes, Museu do Cerrado, Restaurante Universitário provisório e também as obras do RU e Centro de Convivência definitivo.   Na pauta, a elaboração para a Andifes do documento que normatiza critérios e parâmetros para criação de universidades e novos campi. Também foram retomadas as discussões para construção do Plano de Desenvolvimento das Novas Universidades (PDNU), que pretende mostrar as peculiaridades das instituições federais de ensino superior localizadas nas regiões  interioranas e fronteiriças nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Comissão
É um grupo formado por 11 instituições federais de ensino associadas à Andifes e criadas entre 2006 e 2014, que objetiva levantar discussões sobre o processo de implantação e consolidação das IFES que não foram beneficiadas pelo Reuni.