Reitoria da UFGD e Prefeitura articulam projetos

A reitora Liane Calarge e o prefeito de Dourados Murilo Zauith se reuniram na tarde desta terça-feira (03) para discutir diversos projetos de parceria entre o governo municipal e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

O foco principal do encontro foi achar soluções para manter as atividades mesmo com o atual momento de crise econômica e ajuste fiscal, que acarretou na diminuição da arrecadação de todos os órgãos públicos. Também estiveram presentes à reunião secretários municipais, pró-reitores e a diretora do Hospital Universitário, Mariana Croda.

Durante o encontro, a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi destacou a parceria já existente na manutenção do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) dentro da UFGD. A reitora comentou sobre os planos da atual gestão em ampliar os serviços para a comunidade externa.

Sebastião Nogueira, secretário municipal de Saúde, comentou sobre o bom relacionamento que vem mantendo com a direção do HU e indicou algumas possibilidades para a ampliação de parcerias. Entre os projetos futuros que poderão ser desenvolvidos a partir desse encontro está a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento em terreno cedido pela Universidade.

Na discussão sobre transporte, o prefeito destacou que está empenhado em colaborar para a melhoria da mobilidade dos acadêmicos. Murilo ressaltou que, além de nova sinalização, foi realizada a melhoria nos pontos de ônibus próximos à cidade universitária durante o período de greve. Outro ponto mencionado foi o início da circulação de quatro novos ônibus com ar-condicionado no atendimento à comunidade universitária.

O prefeito Murilo avaliou como positivas as propostas surgidas durante o encontro. “Foi uma primeira reunião de trabalho. Estivemos juntos com a reitora e toda a nova direção para tratar de assuntos e demandas tanto da UFGD quanto da Prefeitura. Várias dessas demandas dependem da boa vontade de caminharmos juntos para que encontremos soluções. Nosso objetivo é poder atender cada vez melhor a população”.

A reitora Liane Calarge, por sua vez, acredita que os esforços precisam ser concentrados prioritariamente nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. “Precisamos definir com a Prefeitura a demanda que a comunidade possui para montarmos os projetos relativos a isso. Na área de educação, com a formação continuada dos professores; na saúde, entrando em acordo com relação ao Hospital Universitário e na prestação de serviços da UPA; e na parte de infraestrutura e desenvolvimento econômico, com as incubadoras tecnológicas e sociais”.

A perspectiva agora é que a partir desse encontro inicial, diversas outras reuniões sejam marcadas entre técnicos da Prefeitura e da UFGD para avançar nas negociações das pautas comuns.

ACS – Universidade de Grande Dourados