Reitoria da UFPR será desocupada nesta quinta (17), das 7h às 9h

Entrevista coletiva para avaliação dos prejuízos será realizada às 14h

O prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, será desocupado nesta quinta-feira (dia 17), das 7h às 9h – 17 dias após ser invadido por um grupo de supostos estudantes da UFPR. A Reitoria retomará a posse do prédio às 9h, quando todos os invasores tiverem se retirado, e às 14h concederá entrevista coletiva para avaliar os prejuízos causados pela ocupação.

A desocupação ocorrerá na presença de três oficiais da Justiça Federal, de três representantes dos invasores, de servidores dos setores da UFPR que trabalham no imóvel, de diretores da Associação dos Professores da UFPR (APUPR) e ainda Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Paraná (Sinditest /PR). O grupo fará vistoria para avaliar as condições em que o prédio foi desocupado.

A desocupação foi determinada, hoje (dia 16) à tarde, pelo juiz substituto da 4ª Vara Federal de Curitiba,  Augusto Cézar Pansini Gonçalves, após audiência de conciliação da qual participaram representantes da UFPR, do grupo de invasores, da APUFPR e do Sinditest. As duas organizações sindicais participaram da audiência porque apoiaram a invasão e realizaram inclusive assembleia com os estudantes dentro do prédio invadido.

Vitória da Reitoria

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a decisão é uma vitória da administração da Universidade, que queria a retomada do imóvel de forma pacífica e negociada, sem o uso da violência. “A Justiça revelou bom senso e atendeu ao nosso pedido de garantir que a desocupação ocorresse de forma democrática e pacífica, sem o uso da força. Com isso, cumpriremos nosso compromisso com os estudantes de retomar o diálogo, amanhã mesmo, sobre a sua pauta de negociações”, disse.

Das reuniões de negociação participarão ainda, por determinação do juiz, além dos alunos, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) – os legítimos representantes dos estudantes da UFPR. A hora e o local da reunião ainda serão determinados.

A desocupação será feita na presença de representantes das unidades administrativas do prédio – Gabinete da Reitoria, Pró-Reitorias de Administração e Planejamento, Procuradoria Federal, Assessoria de Relações Internacionais, Secretaria dos Órgãos Colegiados, Departamento Contábil-Financeiro. A PRA determinou ainda, na tarde de hoje, a retomada das ligações de água e de energia elétrica no prédio invadido.

Prejuízos à comunidade

Os 16 dias de invasão do prédio da Reitoria causaram prejuízos diretos e indiretos a milhares de pessoas. Por causa da invasão, a administração da UFPR não conseguiu efetuar, no quinto dia útil de setembro (dia 9), os pagamentos dos terceirizados e das bolsas estudantis, inclusive as de atleta, cultura, extensão, iniciação científica, monitoria, PROBEM, SIBI e 100 anos, entre outras.

Outro prejuízo refere-se ao repasse de verbas e auxílios para apresentação de trabalhos e participação em eventos científicos. Finalmente, a invasão impediu o cumprimento de compromissos com os fornecedores e as empresas responsáveis por prestadores de serviço, como funcionários do Restaurante Universitário, da vigilância, da limpeza e da manutenção.

Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná