Relator da MP dos royalties vai negociar mais recursos para a educação

Zarattini quer que o setor também receba receita do petróleo de áreas que já estão em produção, e não apenas dos contratos assinados após 3 de dezembro do ano passado, como prevê a MP.

O relator da Medida Provisória 592/12, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse que vai negociar com deputados e senadores a destinação de uma parcela maior da receita dos royalties e participação especial do petróleo para a educação. O deputado foi confirmado, nesta quarta-feira (20), na relatoria da MP, que altera a destinação da renda petrolífera gerada pelos contratos de concessão e de partilha.

Um dos principais pontos da MP é a destinação, para a educação, da totalidade dos royalties e participação especial arrecadados dos contratos de concessão assinados a partir de 3 de dezembro de 2012, data de edição da norma. O relator quer que a educação também receba parte da receita produzida pelos contratos assinados antes disso, e que estão em plena produção.

“Quero discutir a possibilidade do que já está em produção, e não só petróleo novo”, afirmou Zarattini. A preocupação dele é gerar recursos de imediato para a educação, que não são garantidos pelo texto original da MP. Nenhum contrato foi assinado pela União depois de 3 de dezembro do ano passado. Há uma rodada de licitação marcada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para maio, quando 172 blocos serão ofertados a empresas exploradoras. Mas até que os blocos licitados comecem a produzir e gerar receita pública, há um longo caminho.

Demora

As empresas vencedoras do certame terão um prazo para apresentar à ANP o programa de exploração mínimo (PEM) da área adquirida. Se for encontrado petróleo com vazão comercial, o consórcio terá de implementar um plano de desenvolvimento, quando receberá autorização para extrair petróleo e gás na área licitada. Começa, então, a fase mais complexa, de montagem de todos os equipamentos para a produção em terra ou mar, dependendo do bloco adquirido.

Segundo Zarattini, a saída para que a educação receba logo recursos do petróleo é incluir as áreas que estão em plena produção. A dificuldade política será chegar a um acordo sobre o percentual do que já é arrecadado que irá para o setor. “Precisamos avaliar qual vai ser aquele ponto que se considera ótimo de recursos para a educação”, declarou.

Vetos

O relator adiantou que só vai começar a trabalhar no texto da MP depois que houver a votação do Congresso sobre os vetos à lei que redefiniu a distribuição de royalties entre os estados (12.734/12). A lei foi aprovada por ampla maioria do Congresso no ano passado, mas teve parte vetada pela presidente da República, Dilma Rousseff. O veto principal recaiu sobre os dispositivos que autorizavam a distribuição, entre todos os estados e municípios, produtores ou não, da renda petrolífera arrecadada das áreas de concessão em alto-mar, licitadas ou não.

Desde 1997, quando o Congresso aprovou a Lei do Petróleo (9.478/97), os royalties e a participação especial estavam concentrados nos estados e municípios produtores (basicamente Rio de Janeiro e Espírito Santo). A MP 592/12 foi editada para substituir a parte vetada, restabelecendo o direito de fluminenses e capixabas de receberam a receita dos contratos de concessão já firmados. Se os vetos presidenciais forem derrubados, o relator terá de mexer no texto da medida provisória, para excluir a parte revogada.

Liminar

A votação dos vetos só não ocorreu por causa do imbróglio jurídico que começou no final do ano passado, quando o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, em uma liminar, que o Congresso só pode votar os mais de 3 mil vetos presidenciais em ordem cronológica, não podendo passar os dos royalties para o início da pauta, como queria um movimento de deputados e senadores. A liminar adiou a apreciação dos vetos para depois de uma decisão do Pleno do STF – Zarattini disse que espera que essa decisão colegiada ocorra na semana que vem.

A MP recebeu 62 emendas. A comissão mista que analisa o texto será presidida pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e terá como vice o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). O relator revisor será o senador Wellington Dias (PT-PI). Até o momento, não há reunião marcada para a próxima semana.

Agência Câmara

a New Online Fashion Store
watch game of thrones online free You may also want to start out a business in the makeup industry

Lost Planet 2 Game Review
cheap prom dresses but when they get to that baby

6 Ways to Dress yourself Slim
forever 21 Some of the things you can add are beading details

The Design and Maintenance of Air Return Vents
free online games giving back the pain that you felt a hundred times over

Fashion Class Ideas for Powerpoint Presentations
games sometimes pumps if I need to be super dressy

The New Arrivals This Year’s Eyeglasses
kleider however that was lowered to 1

Study Confirms High Rates of Adverse Childhood Experiences in Juvenile Offenders
ballkleider what is a sensible way to get way discount coupons

Having An Delegant Image Of Fendi Bag
games 00USD EARLY DEPARTURE FEE