Renovação dos Comitês de Assessoramento do CNPq

Renovação dos Comitês de Assessoramento do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) está com as inscrições abertas para o processo de renovação de membros dos Comitês de Assessoramento (CAs), cujos mandatos terminam até dezembro deste ano. Considera-se fundamental a consulta a pesquisadores, associações e sociedades científicas nacionais e entidades atuantes na pesquisa tecnológica e inovação para se ter uma relação de nomes que possam efetivamente contribuir para o avanço da C&T no País.

Deverão ser indicados bolsistas de produtividade em pesquisa da categoria I do CNPq ou pesquisadores de qualificação equivalente, excluídos os que atualmente integram os Comitês.

Relacionados com as áreas que estão sendo renovadas, serão consultados pesquisadores categoria 1 constantes do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq,  sociedades científicas e tecnológicas de âmbito nacional, e associações civis de âmbito nacional com atuação na área tecnológica e inovação.

O pesquisador poderá indicar nomes para a sua área e para as outras que estejam sendo renovadas no mesmo Comitê. Ao fazer sua indicação, o pesquisador deverá necessariamente registrar 3 nomes de especialistas, de diferentes instituições, para as área em renovação.

As sociedades e associações aprovadas pelo Conselho Deliberativo (CD) e com seus dados atualizados no Cadastro de Informações Institucionais (CADI) do CNPq indicarão necessariamente três nomes de pesquisadores, de diferentes instituições, de suas áreas respectivas, podendo também fazê-lo para as outras áreas que estão sendo renovadas pertencentes ao mesmo comitê.

Áreas que poderão ser indicados assessores

Na grande área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias poderão ser indicados nomes para os CAs de: Física e Astronomia; Matemática; Geociências; Química; Ciência da Computação;Meteorologia;Desenho Industrial; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Aeroespacial e Engenharia Naval e Oceânica;Engenharia de Materiais e Metalúrgica; Microeletrônica; Engenharia de Produção e Engenharia Química.

Já na grande área de Ciências Humanas e Sociais poderão ser indicados nomes no respectivos CAs: Artes e Comunicação; Filosofia; História; Letras e Lingüística; Psicologia; Administração e Economia; Antropologia e Direito;  Educação;Arquitetura, Geof.Física, Planejamento Urbano e Regional e Turismo.

Em Ciências da Vida serão os CAs: Agronomia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Saúde Coletiva; Odontologia; Medicina; Enfermagem;  Microbiologia; Imunologia;  Biofísica, Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia; Zoologia;  Botânica; Oceanografia; Genética;Zootecnia; Medicina Veterinária;  Recursos Florestais e Engenharia Florestal e Engenharia Agrícola.

As indicações devem ser enviadas até o dia 30 deste mês. O resultado da escolha dos assessores pelo Conselho Deliberativo sairá entre os dias 24 e 25 de Junho.

Mais informações: http://www.cnpq.br/cas/renovacao_cas_09.htm

Link para a indicação: https://wwws.cnpq.br/sigef_imp/owa/pservicos.entrada?opcao=indicacaoca

Compartilhar