Representantes do MEC participam de reunião da Comissão de Educação a Distância da Andifes

Representantes do MEC participam de reunião da Comissão de Educação a Distância da Andifes

A Comissão de Educação a Distância da Andifes e a Comissão de Modelos do Fórum de Pró-Reitores de Administração (Forplad) se reuniram nesta segunda-feira (07/06) na sede da Associação, em Brasília. O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação Carlos Bielschowsky e o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Celso Costa participaram da reunião.

Segundo o presidente da Comissão de EAD da Andifes João Luiz Martins (Ufop), duas pautas principais preocupam as Instituições Federais de Ensino Superior em relação à Educação a Distância: vagas para servidores e financiamento.

De acordo com o reitor foi acordado, ainda em 2007, um quantitativo de 1.800 vagas para docentes e 1.000 vagas para técnico-administrativos, que seriam distribuídas gradativamente. Feitas as primeiras liberações, ainda faltam 900 vagas para professores e 450 para técnicos. “Precisamos de um empenho coletivo neste sentido ainda este ano, para não deixar o vazio para o ano que vem”, ressaltou o reitor João Luiz Martins. Carlos Bielschowsky garantiu que a secretaria “fará todo o empenho possível para garantir as vagas acordadas”.

Sobre o financiamento da Educação a Distância, o secretário Carlos Bielschowsky lembrou que o processo está avançando, pois é um “processo em evolução”. O representante da Capes Celso Costa concordou que a discussão sobre o financiamento é muito importante, principalmente tendo em vista a mudança do ano eleitoral.

Relatório

A comissão de EAD da Andifes discutiu ainda o formato do relatório sobre a modalidade que está sendo preparado pela Associação.

Colégio

Os membros da Comissão de EAD aprovaram ainda a minuta do regimento do Colégio de Educação a Distância das Ifes (Colead-Ifes), que será submetida ao Conselho Pleno da Andifes em uma próxima reunião.

 

Compartilhar