Representantes do MEC participam de reunião do Conselho Pleno da Andifes

O Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reunirá neste domingo, dia 8 de fevereiro, às 15h, em São Paulo, no mesmo local de realização do VI Seminário Nacional do REUNI: "Autonomia Universitária".

O Conselho aproveita a oportunidade do seminário para se reunir e discutir os temas autonomia universitária, execução orçamentária 2008/2009 e nomeações de docentes e técnicos para o 1º semestre letivo de 2009. Além dos dirigentes das Ifes, participarão do pleno da Andifes o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC) José Henrique Paim, a Secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari Bucci e a Diretora de Desenvolvimento da Rede IFES/SESu/MEC Maria Ieda Costa Diniz. A Comissão de Orçamento da Andifes também se reunirá, às 14h, para discutir a execução orçamentária 2008/2009.

Em reunião da Diretoria Executiva da Andifes no dia 3 de fevereiro, os reitores concordaram na necessidade de aproveitar o seminário para expor os interesses das Ifes: "Este é um momento importante do ponto de vista político. Devemos colocar com clareza o posicionamento das universidades, o que entendemos por autonomia", afirmou o presidente da Andifes reitor Amaro Lins (UFPE). O 2º vice-presidente, reitor João Carlos Brahm Cousin (FURG) destacou que deve-se aproveitar o momento devido à presença de interlocutores do MEC e de outros Ministérios.

Seminário

O VI Seminário Nacional do REUNI, promovido pelo MEC, tem como objetivo proporcionar discussão sobre os grandes temas: autonomia universitária e seu significado social; o espaço da autonomia: do ditame constitucional à efetividade e da "mitologia" jurídica do passado à construção do bem público jurídico. Desse modo, o Ministério pretende obter elementos subsidiários à consolidação do marco institucional da autonomia universitária.

O presidente da Andifes, reitor Amaro Lins (UFPE) participará da mesa de abertura do seminário, no dia 8 de fevereiro, às 20h, composta pelo Ministro de Estado da Educação Fernando Haddad, Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, Secretário Executivo do MEC José Henrique Paim Fernandes, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Ministro Ubiratan Aguiar, Secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari Bucci, Diretora de Desenvolvimento da Rede IFES/SESu/MEC Maria Ieda Costa Diniz e Reitor Pro tempore da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Marcos Pacheco de Toledo Ferraz.

O evento prossegue nos dias 9 e 10 de fevereiro, com a presença de vários reitores de Instituições Federais nas cinco mesas de debate, que abordarão temas como os diversos significados da expressão "autonomia universitária", autonomia e as relações entre ensino/pesquisa/extensão e autonomia acadêmica/financeira/administrativa, o sentido público da provisão de meios para a realização das atividades universitárias e o controle e autocontrole da universidade pública.