Representantes do Ministério da Saúde de Moçambique visitam Faculdade de Medicina da UFMG

Representantes do Ministério da Saúde de Moçambique visitam Faculdade de Medicina da UFMG

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) recebe amanhã, 15 de julho, a visita de Antonio Paulino Rodrigues acompanhado da técnica Extra Chadeque, ambos da Direção Nacional de Recursos Humanos do Ministério da Saúde de Moçambique.

A visita começa às 9 horas na diretoria da Faculdade de Medicina e em seguida eles conhecerão as atividades desenvolvidas no Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), realizado por meio do Programa Ágora e ainda a Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado em Saúde (EPSM), vinculada à rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde.

De acordo com o professor Edison Corrêa, coordenador em exercício do Nescon, o objetivo da visita é apresentar as iniciativas de trabalho da área de recursos humanos em saúde desenvolvidas pelo Núcleo. “Eles vêm conhecer nossa experiência com a especialização na modalidade a distância, apoiada pelo Ministério da Saúde do Brasil e o trabalho desenvolvido pela equipe da EPSM que trabalha no monitoramento, pesquisa e avaliação dos sinais de mercado de trabalho em saúde”, salientou.

No Brasil desde o dia 10 de julho, a dupla, que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro, também fará visita técnica em Brasília entre os dias 19 e 21 de julho, durante o Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. No roteiro, discussões sobre formas de trabalho adotadas no Brasil na área de recursos humanos em saúde, uma orientação global do Sistema Único de Saúde e ainda articulações sobre programas de cooperação técnica com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e, em particular, Moçambique.

Compartilhar