Reservar 10% do PIB para ensino é irreal, diz redatora do plano de 2001

A antropóloga Eunice Durham, redatora do PNE (Plano Nacional de Educação) sancionado em 2001 pelo então presidente Fernando Henrique, critica o novo texto aprovado em comissão especial da Câmara nesta semana.

Em especial, ela faz ressalvas ao trecho que prevê a elevação do gasto público em educação para 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em um período de dez anos -no projeto original, eram 7%. O texto segue para o Senado.

“É uma coisa praticamente impossível de realizar”, diz Durham, do Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas da USP. Ela ressalta que não está detalhado no documento a origem dos recursos, que representarão um salto expressivo na fatia destinada hoje ao setor -em torno de 5% do PIB.

Na visão da antropóloga, o que precisa ser feito é melhorar a gestão dos recursos disponíveis, aumentar a qualificação dos docentes e reforçar a qualidade do ensino.
Ela critica ainda a definição de metas “irrealizáveis” e cita como exemplo a erradicação do analfabetismo -já prevista no PNE anterior.

SÓ MANUTENÇÃO

Em 1998, quando o PNE anterior foi enviado ao Congresso, o Ministério da Educação previa uma fatia de 6% do PIB. Na tramitação, os congressistas aumentaram para 7%.

Esse trecho, no entanto, foi vetado por FHC. “Calculamos que o percentual de impostos a ser aplicado em educação já era já bastante alto no Brasil.”

De fato, o país destina à educação percentual semelhante ao dos membros da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Conforme dados de 2007, os países do grupo investiram uma média de 4,6% do PIB.

Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), autor do texto que aumentou o percentual do PIB, a comparação com o grupo de países industrializados não é justa.

“Eles já equacionaram os anos de escolaridade [da população], as metas de acesso ao ensino superior, a formação de mestres e doutores. Esse gasto é predominantemente de manutenção”, avalia.

Santiago nega que a mudança no Plano Nacional de Educação implique aumento de impostos. “Temos condições fiscais e tributárias atuais para cumprir a meta.”

 

Fashion changes before the leaves
watch game of thrones online free but it is my own sense of style

What are ZipIt Zipper Bags
free games online In fashion and style

Ankle Boots with Skinny Jeans
free online games The colors of the traditional kuffiyeh convey different meanings

How to Put on a Fashion Show
cheap flights CurrencyShares British Pound Sterling Trust ETF NYSEARCA

5 shops in Los Angeles to pick up your next NYE wardrobe
forever 21 rather than being cutely playful

Where to Buy Cheap Chandelier Earrings
onlinegames The popular retailer carries a broad range of printed shirts

How to Create a Fashion Directory Website
jeux fr Cole Haan Mens Air Grant Penny Loafer Casual Shoes92

A Reflection Of Inidan Culture
games dated cacao mousse for done hazelnut item recipe ingredients