Resultado do Enem sai até sexta

Contagem regressiva para a divulgação dos resultados do Exame Nacional do ensino médio (Enem). A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de que, até sexta-feira, os alunos terão acesso ao desempenho final nas provas. Os dados devem ser publicados na internet (www.mec.gov.br) e os candidatos só poderão acessá-los com CPF e senha de inscrição em mãos.

Apesar das falhas e dos problemas na aplicação das provas, o MEC garante que não haverá atrasos na divulgação e reforça que as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para oferecer mais de 83 mil vagas em universidades de todo o país, estão confirmadas para o período de 16 a 18 deste mês.

A expectativa pela divulgação dos resultados do exame nacional é motivo de ansiedade para os mais de 70 mil candidatos a uma vaga na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pela primeira vez em sua história, a instituição substituiu a primeira etapa do seu vestibular pelo Enem e agora depende da liberação do desempenho dos alunos para convocar os aprovados para a segunda fase do processo seletivo. As provas vão ocorrer de 23 a 29 deste mês e a UFMG deve divulgar a lista de convocação até o dia 17.

Outras nove universidades de Minas também aguardam os resultados do Enem. São elas as federais de Juiz de Fora (UFJF) e de Uberlândia (UFU), que também substituíram a primeira etapa do vestibular pelo exame nacional; de Alfenas (Unifal), de Ouro Preto (Ufop) e de Itajubá (Unifei), que acabaram de vez com os vestibulares e vão preencher vagas por meio do Sisu; e de Lavras (Ufla), Viçosa (UFV), de São João del-Rei (UFSJ) e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), que reservaram parte das vagas para o sistema.