Resultado do Enem vai sair até o dia 15

Resultado do Enem vai sair até o dia 15

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, o calendário será rigorosamente cumprido dentro dos prazos estabelecidos, com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena deste mês e o início do processo da Seleção Unificada (Sisu) entre os dias 16 e 18 de janeiro.

O Sisu é responsável pela distribuição de vagas no ensino superior a partir das notas dos candidatos obtidas no Enem. Estarão disponíveis 83.125 vagas em 83 instituições públicas – 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica (Cefet), universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

Em Roraima, duas instituições públicas, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Roraima (IFRR), aderiam ao novo modelo de seleção.

A UFRR destinou 20% das 1.183 vagas oferecidas no vestibular, em 33 cursos, ao Enem. Já o IFRR aderiu em 100% ao Enem, com oferta de 235 vagas, em seis cursos, sendo quatro tecnológicos e duas licenciaturas.

INSCRIÇÃO – Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pelo Sisu deverão verificar as informações constantes do Termo de Participação, disponíveis nos sites das instituições de ensino.

Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições – no qual o sistema ficará disponível das 6h à meia-noite – pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) que será divulgada ao fim de cada dia do período de inscrição. Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for chamado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. As universidades também podem definir outros critérios próprios de seleção de alunos para preencher vagas não ocupadas.

Os candidatos selecionados para as vagas pelo Sisu serão conhecidos em 22 de janeiro (primeira chamada), 1º de fevereiro (segunda chamada) e 10 de fevereiro (terceira chamada). Quem for chamado deve fazer a matrícula nas instituições nos dias 25, 26 e 27 de janeiro (primeira chamada), 3 e 4 de fevereiro (segunda chamada) e 11 e 14 de fevereiro (terceira chamada). Se não for selecionado em nenhuma chamada, o aluno ainda tem a chance de ficar em uma lista de espera. Para isso, deve indicar o interesse nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de fevereiro.

Compartilhar