Retrospectiva Educação

Retrospectiva Educação

Redação do Enem

O tema escolhido pela organização do exame, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi muito elogiado e teve ampla repercussão nas redes sociais. Os alunos fizeram o texto amparados por estatísticas como o número de agressões e assassinatos de mulheres, além de outros índices ligados à Lei Maria da Penha.

 

Base Nacional Comum Curricular

A BNCC definirá objetivos de aprendizagem que devem ser considerados pelas escolas na montagem de seu projeto pedagógico. Segundo o governo federal, trata-se de um projeto inédito para a profissionalização da educação no país, que mudará, nos próximos anos, a adoção do material didático, a formação dos docentes e o desempenho em provas como o Enem.

 

Crise na UFRJ

Em maio, algumas das unidades da universidade fecharam as portas por falta de serviços de limpeza e segurança. No mesmo mês, O GLOBO revelou as condições precárias dos alojamentos superlotados. Uma greve nacional de instituições federais durou três meses e adiou o encerramento do 1º semestre até outubro.

 

Troca de ministros

O governo de Dilma Rousseff, cujo slogan é “Pátria Educadora”, teve quatro ministros da Educação este ano. De acordo com os críticos, o troca-troca na pasta prejudica a implementação de políticas de longo prazo, assim como a análise e a busca por soluções dos (muitos) problemas que afligem a área.

 

Crise no Fies

Em busca do corte de verbas, o programa federal de financiamento a universitários passou por ajustes que irritaram os estudantes, como o prazo de cadastro mais curto e as novas exigências para a nota mínima do Enem. As universidades também revoltaram-se por não terem sido consultadas após a instituição de novos limites para ajuste da mensalidade.

O Globo

Compartilhar