REUNI é tema de evento com presidente Lula

Os reitores das universidades federais participam hoje, dia 3, de solenidade com o Presidente Lula, no Palácio do Planalto. Também estará presente o Ministro da Educação, Fernando Haddad. O evento tem como objetivo divulgar o incremento de vagas da graduação, presencial e à distância, nos processos seletivos das universidades. Durante a ocasião, também serão divulgadas para a sociedade as ações do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

O REUNI é um programa do Governo Federal que tem como objetivo dotar as universidades federais das condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior, atendendo às reivindicações das universidades propostas pela Andifes. Em agosto de 2003, a Associação formalizou junto ao presidente Lula uma proposta para dobrar o número de alunos nas universidades federais, sem comprometer a qualidade e priorizando cursos noturnos, formação de professores para a educação básica e a superação das desigualdades regionais.

Incluído no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o REUNI tem como meta oferecer até o final da década vagas na educação superior para, pelo menos, 30% dos jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos. Chegando a 2010 com mais de 200 mil vagas no sistema.

Ao todo 59 instituições federais de ensino superior já aderiram ao REUNI. A expansão do sistema público federal de educação superior contempla reestruturações acadêmicas e curriculares, além de ampliação de estrutura física e aumento dos recursos humanos nas universidades.