Reunião da Comissão de Orçamento trata dos exercícios de 2008 e 2009

Em reunião nesta quarta-feira, dia 11 de março, na Andifes, a Comissão de Orçamento tratou de soluções "pendentes" acerca do orçamento de 2008 das Ifes e do orçamento de 2009, que já está em execução.

Sobre o exercício de 2008, o presidente da Comissão, reitor Rômulo Polari, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informou que há ainda uma parcela significativa de dotações orçamentárias de custeio e capital na perspectiva de serem reprogramadas para este ano. Desse modo, a Comissão está elaborando uma proposta a ser submetida ao Conselho Pleno da Andifes dos dias 11 e 12 de março, para depois ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). "Precisamos resolver isso o mais rápido possível. As universidades têm obras, serviços e dívidas dependentes destes recursos", enfatizou o reitor Polari.

Para 2009, a preocupação está direcionada à crise econômica mundial: "Temos que estar atentos, apesar do compromisso do governo federal em manter o orçamento do MEC e das Ifes. Esses recursos precisam ser honrados integralmente", destacou Polari.

Modelos

Outra pauta importante na reunião da Comissão de Orçamento são os modelos de distribuição de recursos das Ifes. Segundo o reitor Polari, este modelo tem cerca de quatro anos e agora está sendo aperfeiçoado pela Comissão, que espera fechar proposta a ser submetida ao MEC e entrar o exercício de 2010 já com o modelo atualizado.

A alocação de vagas de docentes para educação à distância é outro tema ser tratado na reunião. Os membros da comissão discutirão um critério a ser apresentado pela Andifes ao MEC, sobre a distribuição dessas vagas.