Reunião em Brasília garante 500 leitos, pronto-socorro regional e ambulatórios para o futuro hospital da UFPel

Indefinições que rondavam o futuro Hospital-Escola da UFPel se dissolveram após visita de comitiva da Universidade à presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na última quinta-feira (9), em Brasília. O novo hospital, que será erguido nos fundos da Faculdade de Medicina, em frente à Rodoviária de Pelotas, terá 500 leitos, um pronto-socorro de âmbito regional e ambulatórios.

Os 22 municípios de abrangência da Coordenadoria Regional da Saúde serão atendidos pelo estabelecimento, compreendendo uma população de dois milhões de pessoas. O quadro do hospital será formado por dois mil servidores.

Conforme o reitor Mauro Del Pino, a capacidade do novo HE foi definida em função de indicador que leva em conta a proporção de cinco leitos para cada aluno ingressante no curso de Medicina. “Este cálculo nos garantiu os 500 leitos”, comemorou o reitor. No encontro, segundo Mauro Del Pino, UFPel e Ebserh deixaram clara a intenção de que o Hospital tenha um pronto socorro regional e ambulatórios.

Quanto aos recursos para a obra, a UFPel já tem garantidos R$ 10 milhões e irá recuperar valores na ordem de  R$ 20 milhões, que foram devolvidos para a União em 2012.

 Durante o encontro com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a comitiva da UFPel tratou sobre a entrada da Universidade no cronograma de realização do diagnóstico situacional do Hospital-Escola, sobre a elaboração da proposta de novos serviços e ainda sobre a contratualização com a Empresa. Participaram da reunião, além do reitor, a diretora do HE, Julieta Fripp, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luís Osório Rocha dos Santos, e o pró-reitor de Gestão de Recursos Humanos, Sérgio Christino.

Projetos

Dando sequência à visita de grupo de diretores do MEC à UFPel em abril, a comitiva da Universidade manteve reunião no Ministério, também na quinta-feira, com o secretário executivo José Henrique Paim Fernandes, com a diretora técnica Adriana Weska e com o sub-secretário de Assuntos Administrativos do MEC, Antônio Leonel Cunha. Na oportunidade, o MEC reconheceu a qualidade dos planos de trabalho apresentados pela UFPel, os esforços da gestão para resolver os problemas e a situação peculiar em que se encontra a Instituição.

Durante a audiência, a UFPel entregou dez projetos de novas obras e reformas, que incluem o bloco B do Campus Porto, antigo Anglo, bibliotecas e laboratórios. O conjunto compreendeu projetos que estão em condições de execução.

“Neste encontro, recebemos sinal verde do MEC para desenvolver novos projetos em áreas estratégicas, visando o atendimento de demandas significativas, como de moradia estudantil, restaurantes universitários, salas de aula e laboratórios. Estamos acelerando projetos para reestruturar a UFPel”, disse Mauro Del Pino.

Rapidez

Uma nova forma de licitação será adota pela UFPel, mas rápida e que antecipa etapas de contratação de obras, o que resulta em menos tempo gasto neste processo. Trata-se do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que já poderá ser adotado pela UFPel em obras como de aulários e da Casa do Estudante.

 O assunto foi tratado durante encontro do grupo da UFPel com o sub-secretário de Assuntos Administrativos do MEC e com a assessora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Mônica Gotti. Presente no encontro o deputado federal Fernando Marroni. Nesta oportunidade, a UFPel recebeu a doação de uma ambulância e três veículos para o HE.

Pessoal

Na reunião com a coordenadora geral de Gestão de Pessoas de MEC, Dulce Tristão, a Universidade apresentou demandas na área de pessoal, de contratação de mais técnico-administrativos e docentes. A informação dada pela coordenadora deu conta que novas contratações serão possíveis somente em 2014, pois os recursos do Ministério em 2013 estão direcionados para o cumprimento dos acordos dos planos de carreira.

Bolsas

O reitor Mauro Del Pino participou na capital federal do lançamento do Plano Nacional de Bolsas Permanência, ato que teve a presença do ministro Aloísio Mercadante. A UFPel participará deste Programa de Bolsas.

 

 

Ascom UFPel

 

The Most Entertaining Game For Girls
free games online Manufactured using premium hard plastic material

Do I look like a huge tool
games online the value opportunity of 28

How dinar investment can stabilize your future financial situation
mermaid wedding dresses the clothing can last longer

5 Tips to Raising Sons to Love Women and Themselves
cheapest flights 1920s dunkle brides ways

0 Million Sale Of PPHE Hotel Group’s Shares
onlinegames Crafty is an additional craze for this the warming season

Fashion Shoes in Fall 2008
games We do not live on the set of Pretty Little Liars

Touch Expert III Watch Reviews
ballkleider accessories are vastly important to finish off your

Demand Media Reports Registrar Gains Despite Overall Net Losses in Q3 2013
games Unlike the Kraton type