Revistas científicas brasileiras

A Revolução Científica irrompeu no século XVII propelida pelo renascimento, por mentes brilhantes e por uma nova abordagem baseada na observação crítica e metodologia experimental. Porém, o avanço do conhecimento não seria o mesmo sem o movimento República das Letras, que adotou a praxe de intensa troca de informação por meio de cartas escritas a mão. Em 1665 a comunicação tornou-se mais eficiente quando acadêmicos da França e Inglaterra passaram a distribuir versões impressas de suas ideias e descobertas. Afinal, muito antes, Lutero tinha alcançado enorme audiência com sua versão impressa da bíblia em alemão. Foram assim criadas as duas primeiras revistas científicas. Hoje elas alcançam cerca de 30 mil, a grande explosão tendo ocorrido nos últimos 100 anos.

As revistas não se tornaram apenas um meio eficiente de comunicação, mas também de avaliação, pois os artigos passaram a ser analisados por pares revisores que julgam qualidade e credibilidade, antes de serem publicados. A última revolução ocorreu nos últimos 20 anos, com o advento da internet. As revistas passaram a ter versões eletrônicas on-line. Foram lançadas plataformas que permitem avaliar a repercussão dos artigos científicos, dos autores e das revistas. Até mesmo certas questões de ética científica, como o plágio, são detectáveis por programas disponibilizados na internet.

A internet teve ainda duas repercussões importantes. A primeira foi um significativo aumento de revistas produzidas em países emergentes e em desenvolvimento. A segunda foi o clamor pela disponibilização em acesso aberto dos artigos científicos na internet. Certamente há um preço para produzir um artigo e a questão do acesso aberto é como dividir os custos e conter os lucros, estes últimos inevitáveis se há empresas privadas envolvidas no processo, como publishers comerciais.

O Brasil destacou-se em ambos os casos. Houve um aumento notável de revistas publicadas no país, em grande parte devido à política da CAPES (MEC) que gerou forte pressão junto aos cursos de pós-graduação para publicar artigos. Uma boa parte dos cursos de pós-graduação criaram suas próprias revistas para atender a esta pressão.

A questão de acesso aberto está fortuita e intimamente ligada à criação do programa SciELO de revistas científicas em 1998. Com forte apoio da FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de SP), este programa vem selecionando as melhores revistas nacionais, assim avaliadas por um colegiado de assessores, para serem disponibilizadas livremente em seu site na Internet. O aspecto fortuito advém do fato de que o lançamento do SciELO nestes moldes precedeu ao movimento mundial de acesso aberto. SciELO tem hoje indexadas 280 revistas do Brasil, selecionadas dentre mais de 800 revistas que se candidataram desde sua criação, e disponibiliza cerca de 20 mil artigos por ano.

A ciência produzida em um país é parte de sua cultura e sela o seu padrão de progresso global. As revistas científicas de qualidade provêm um importante arcabouço para esta ciência, muito além de meros canais para ajudar a escoar nossa produção científica. Uma amostra de nossa elite científica, os cerca de 700 membros da Academia Brasileira de Ciências, concede uma demonstração disso. No início deste século eles publicavam apenas 8,7% de seus artigos em revistas brasileiras. Hoje 24,8 % deles estão nas melhores revistas brasileiras.

 

ROGERIO MENEGHINI, 72, é diretor científico do programa SciELO e professor aposentado da Universidade de São Paulo. ABEL PACKER, 66, é diretor do programa SciELO

Publicação Folha de São Paulo

Many young and quirky fashion designers have launched their line this year
free games online For those interested in getting away from it all

Crew x Nike Killshot 2
games online i can’t ever to get the damage to inside of the knot in a different put

The Flash Sales and affordable shops megapost
mermaid wedding dresses in your country

G unveiling Petit Pois Spring 2013 Collection
onlinegames you might consider hosting an Earth Dinner

Old Saying for the New Bride
jeux fr Why be a mother at all

How to Become a Buyer in Retail
games Add the foie gras and cook about 45 seconds

6 SEXY DOUBLE H BOOTS FOR WOMEN
ballkleider There is Fubuki

Dance Of Black And White Between Modern And Classical
cool math games What shape of shoe do you pick