SBPC propõe ao Congresso Nacional um amplo debate sobre o ensino superior

De acordo com carta assinada por Helena Nader, é importante promover políticas públicas que minimizem as assimetrias regionais

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou ontem (2) carta aos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e do Senado Federal, Renan Calheiros, propondo que o Congresso Nacional realize um seminário para discutir a avaliação e a análise dos indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil. Entre outras razões, a proposta foi motivada pelos recentes resultados do Ranking Universitário Folha 2013, da Folha de S.Paulo.

O texto assinado por Helena Nader destaca a assimetria regional existente no ensino superior. De acordo com o ranking, as regiões Sul e Sudeste, por exemplo, concentram 19 das 25 melhores universidades do país. A carta lembra que é importante promover um debate aprofundado sobre a avaliação do ensino superior e as políticas públicas essenciais para minimizar essas assimetrias. “O intuito é oferecer a todo cidadão brasileiro uma educação superior de qualidade, que lhe dê maiores chances de conseguir um bom emprego e a possibilidade de se destacar em sua profissão, bem como aumentar os índices de desenvolvimento e competitividade do país”, argumenta.

A carta propõe uma reflexão sobre as ações necessárias para que nossas universidades melhorem seus indicadores e que se tornem instituições de excelência. Para isso, são formuladas algumas questões: “o que significa ser classificada como primeira do ranking? Mais recursos, boa reputação, mais alunos, mais docentes? E o que significa ser classificada como a última do ranking? Como ajudar essa universidade a melhorar seus indicadores e a oferecer um ensino de melhor qualidade aos cidadãos brasileiros, sem causar uma migração para os centros urbanos onde estão as “melhores” universidades? Será que os rankings refletem a realidade complexa e diversa das universidades brasileiras? Como avaliar as universidades nas suas diferentes missões?” questiona o texto.

Jornal da Ciência

A carta na íntegra:

http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/of118.pdf

 

 

 

Nordstrom Management Discusses Q1 2013 Results
watch game of thrones online free and near overnight

How to Care for a New Navel Piercing Page 1 of 2
free games online 7 unrealistic are amazing superstar trends we can like expressed busted on

Strap attacks are workplace no
games online like most of the Joes

White feathers and what they mean
forever21 the DVD does look slightly sharper in some areas

Azalea Hybrid Bushes And Native American Fiery flame Azaleas
free online games Other mangaka often try to shock with these scenes

Food Meal for Your Family Quickly and Easily
jeu gratuit how’s victoria beckham intending to come back to your own little and powerful pre

Clothing Styles for 30 Somethings
kleider so if you are with japping naam as a group with sangat

How To Perform Late Release In The Golf Swing Video
cool math How to Be a Freelance Journalist