Seleção via Enem trava pelo segundo ano

Estudantes relataram lentidão no sistema, no primeiro dia de inscrição; MEC diz que plataforma já melhorou

Sistema federal oferece mais de 83 mil vagas em universidades públicas; prazo para inscrições termina amanhã

Como no ano passado, os estudantes tiveram ontem dificuldades para acessar o Sisu, sistema federal que usa o Enem para selecionar vagas em universidades públicas.
Segundo relatos de estudantes, os problemas no Sisu começaram já na manhã de ontem. Douglas dos Santos, 17, de São José do Rio Preto (SP), iniciou a odisseia às 9h.
Centenas de tentativas depois, às 18h20, ele finalmente conseguiu se inscrever em física na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, que estreia no Sisu neste ano).
“Tirei o dia para fazer isso e não estava conseguindo. A página não carregava, a senha dava inválida, não funcionava de jeito nenhum.”

O MEC (Ministério da Educação) confirmou que houve lentidão, mas disse que o sistema havia se estabilizado por volta das 18h.
A reportagem da Folha, que se inscreveu e fez o exame, tentou acessar o site até as 21h, mas não conseguiu.

A pasta atribuiu a demora ao elevado número de acessos simultâneos. Inicialmente, o sistema estava preparado para receber 300 acessos por minuto, porém, a demanda chegou a 600.
No decorrer do dia, ainda segundo o MEC, o sistema melhorou e conseguiu processar entre 350 e 450 acessos por minuto. No ano passado foram 150.

Na primeira edição do Sisu, que ocorreu em fevereiro do ano passado, havia 47 mil vagas à disposição no sistema. Neste ano, são 83.125, em 83 instituições. Segundo o balanço oficial, 149 mil estudantes já haviam se inscrito no Sisu até as 19h de ontem.
O MEC não tem uma previsão de quantas pessoas devem entrar no sistema. Extraoficialmente, espera-se que o número de inscritos fique entre 300 mil e 400 mil.

Para pleitear uma vaga pelo Sisu, basta ter feito o Enem. Participaram do exame nacional, em novembro, mais de 3 milhões de alunos.
As inscrições no Sisu podem ser feitas até amanhã pelo www.sisu.mec.gov.br, que fica aberto das 6h às 23h59.