Semana de valorização dos professores ocorrerá em mais de 300 municípios de todo o País

Semana de valorização dos professores ocorrerá em mais de 300 municípios de todo o País

11ª Semana de Ação Mundial (SAM) 2013 – 21 a 28 de abril de 2013 – “Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado!”

Na quarta-feira (24/4), ato público levará professores de todo o Brasil ao Congresso Nacional. Ações reforçam a importância da valorização dos profissionais de educação em sintonia com os debates nacionais sobre formação docente, piso salarial, plano de carreira, condições de trabalho e avaliação da docência

Maior evento temático, descentralizado e autogerido sobre educação no mundo, a SAM (Semana de Ação Mundial) ocorre em mais de cem países. No Brasil terá início no próximo domingo, 21 de abril, em mais de 300 municípios de todos os estados do país, bem como o DF, e vai até o próximo dia 28. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em todo o país. Associações de bairro, sindicatos, secretarias municipais de educação, creches, escolas, universidades, fóruns, conselhos de educação e organizações não governamentais promoverão audiências públicas, aulas abertas, seminários e atos lúdicos envolvendo suas respectivas comunidades para o debate sobre a valorização dos profissionais de educação.

Chegando à sua 11ª edição, a Semana de Ação Mundial pela Educação é a realização de um debate em escala global de temas comuns aos desafios enfrentados para alcançar uma educação pública de qualidade em todo o mundo. É uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

Junto com um Comitê Técnico composto por 11 instituições, a Campanha desenvolveu materiais com o tema “Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado! Ter bons educadores e educadoras é direito da sociedade e dever do Estado”, levantando dados e subsídios sobre a precariedade das condições de trabalho, os desafios para a formação inicial e continuada de docentes, as iniquidades na implantação do piso salarial nacional e plano de carreira. Distribuídos em kits contendo folder, manual com sugestão de atividades, cartazes para divulgação e materiais complementares para estimular o debate nas comunidades escolares e acadêmicas, a Semana reforça a autonomia destes grupos com ações propositivas, sugestões de atividades, materiais de referência e fortalece laços e ações locais. Ao todo, mais de 500 eventos estão previstos para acontecer na Semana.

Ato público no Congresso Nacional – Junto à SAM, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Comitê Técnico da SAM, organiza a 14ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública e de Qualidade. Na quarta-feira (24/4), como atividade conjunta das suas semanas, a CNTE realizará no Congresso Nacional um ato público, com a participação de professores de todos os estados brasileiros. Para o presidente da CNTE, Roberto de Leão, “a semana será marcada por atos públicos, passeatas e mobilizações no Brasil inteiro. O grande dia será o dia 24, quando reuniremos quase 1000 pessoas no Congresso, e teremos manifestações nas câmaras de vereadores e deputados em todo o país”.

Serviço:

11ª SAM (Semana de Ação Mundial), de 21 a 28 de abril em mais de 300 municípios

Ato público no Congresso Nacional, quarta-feira, 24 de abril, 11 horas

Mais informações: Blog SAM, Site da Campanha, Fanpage, Twitter

Para imprensa: Gabriel Mesquita e Thiago Teixeira, 11 3159.1243; 11 9.8156.0246

Ways to Wear Fashion Boots
watch game of thrones online free He doesn’t even seem to realize that this was choreographed at all

A Bodybuilding Workout That Adds Inches To Your Arms
online games How To Know Popular Catalogs for Men’s Clothing

Red carpet and fashion recap TV specials
cheapest flights But the truth is diapers are easier than a toilet trained toddler

How to Find Original Bulgari Jewellery Online
onlinegames was often seen on men especially those in power from the

Corset Tops as Better Options Among Plus Size Clothing
miniclip can easily perfected to cure terrifying moreover really the wear and tear shoe

Ray ban wayfarer and aviator sunglasses
kleider this one is for the foodies

Get ready for Missoni for Target pop
ballkleider Avoid situations that keep you in a state of self doubt

Dry Spots on a Baby
cool math games featuring Carnaby Street inspired velvet suits in intricate paisleys

Compartilhar