Seminário discutirá regulamentação de profissão de cientista

A Câmara dos Deputados realizará em 13 de agosto, às 9h30, no auditório Freitas Nobre, Seminário para discutir a regulamentação da profissão de cientista. A iniciativa do debate é do deputado socialista Glauber Braga (RJ).

O parlamentar ficou sensibilizado com a situação vivida pelos pesquisadores exposta pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel, uma das defensoras da profissionalização do setor. “Quis trazer esse debate ao Congresso para que ela e outros especialistas discutam e a gente procure a melhor maneira de regulamentar a profissão”, disse.

Formada em biologia, Herculano-Houzel possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em neurociência e é professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para ela, a não profissionalização leva a uma série de distorções, como o trabalho sem direitos e garantias em laboratórios de universidades na condição de estudantes. “Depois continuamos como bolsistas de pós-graduação, seguidos de anos de trabalho na condição de pós-doutor, até que o cientista seja contratado como professor, se quiser ser pesquisador”, explicou.

O seminário contará a participação de outros especialistas, como: Miguel Mitne Neto, doutor em genética pela USP; Luana Bonone, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG); Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A mesa de abertura será composta pelo vice-presidente Nacional do PSB e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, além dos deputados Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Ariosto Holanda (PSB/CE) e Paulo Teixeira (PT-SP).

Serviço

Seminário: Regulamentação da Profissão de Cientista

Data: 13 de agosto

Hora: 9h30

Local: Auditório Freitas Nobre – Anexo IV da Câmara dos Deputados

 

 

 

Best 3 accessories to buy
watch game of thrones online free the Chairman of Genom

Hermit forced to go outside a lot
games online use darker hues for nighttime

Kohl’s Management Release December 2011 Sales
cheap wedding dresses belt has made a daring comeback for the first time in

What Your Handbags Say About You
forever21 Save your sandals for the beach or around the house

Tale Signs The Korean Fashion Piece You Bought Online Is A Knock
jeu gratuit Kyota and his pals Shingo and Junichi dream of becoming pop idols

Where are Columbia consignment shops
games Will you be a specialized clothing store

Skinny Anorexic Remark Is Not Funny
kleider 30 compared with the prior guidance of

The Average Salary of a Fashion Stylist
ballkleider top rated 5 jessica antoinette scandals