Seminário na UFV discute o papel da universidade no Plano Nacional de Educação

Nesta quinta-feira (15), a UFV promoverá um seminário para discutir o papel da universidade no Plano Nacional de Educação (PNE). O evento acontecerá no auditório do Departamento de Engenharia Florestal, a partir das 14 horas, e terá entre seus palestrantes o professor Luiz Cláudio Costa, secretário executivo do Ministério da Educação (MEC).

Na programação estão previstas também palestras de outros integrantes do MEC: o secretário de Educação Básica, Manuel Palácios da Cunha e Melo, e o secretário de Educação Superior, Jesualdo Pereira Farias. O evento contará ainda com a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Maria Evaristo dos Santos. A comunidade acadêmica está convidada a participar e as palestras serão transmitidas por videoconferência pelo link www.youtube.com/ceadufv/user
Vale destacar que a realização do Seminário é um exemplo do empenho da UFV em estabelecer canais e espaços para o debate dos temas presentes no PNE, em especial, para recolocar-se frente ao desenvolvimento da educação superior, por meio da consolidação do ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

Conforme a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a UFV está atenta às necessidades da sociedade brasileira e comprometida com a educação nos níveis nacional, estadual e regional – conforme determinado em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-2015/2017). Nesse sentido, a Universidade firma-se como parceira e colaboradora efetiva do MEC para o fortalecimento do II PNE como instrumento articulador e orientador, por excelência, das políticas públicas da educação que revertam em beneficio e qualidade de vida do cidadão brasileiro.
Plano Nacional de Educação

O PNE é um importante instrumento de planejamento educacional para o país, uma vez que determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira dos próximos dez anos. Ele contém quatro grandes metas: Metas Estruturantes (garantia do direito à educação básica com qualidade, garantia do acesso e da universalização do ensino obrigatório, ampliação das oportunidades educacionais); Metas para a Equidade (redução das desigualdades, valorização da diversidade); Metas Estratégicas (valorização dos profissionais da educação) e Metas para o Ensino Superior.

Pela sua natureza, ele traz consigo a necessidade de envolvimento e diálogo entre todas as Instituições de Ensino Superior, não somente para a sua compreensão, mas também para a participação em sua implantação e monitoramento de sua aplicação. Um dos desafios do PNE é a articulação entre os diferentes níveis de ensino, as organizações do sistema educacional e os três níveis de instâncias federativas (governo federal, governos estaduais e governos municipais).
O PNE representa a articulação das duas principais agendas na educação brasileira atual: promoção da inclusão social e busca pela qualidade da educação pública.

 
Divisão de Jornalismo
Universidade Federal de Viçosa