Sensor desenvolvido por docente da UFJF traz inovação para o mercado de sementes

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, no início deste mês, mais uma transferência de tecnologia. A cerimônia ocorreu na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e a tecnologia em em questão foi desenvolvida pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da UFJF, Moisés Luiz Lagares Júnior.

O docente desenvolveu o produto em sua tese de doutorado, realizada na UFU, e concluída em 2009. A criação é um sistema de medição de umidade de grãos, feito com placa de aço inox, plástico, resina e circuito eletrônico. A pesquisa durou quatro anos e seis meses, e o utensílio é utilizado acoplado a uma máquina desenvolvida há 20 anos pela família do professor. O processo começa com a inserção dos grãos na parte superior da máquina e, de lá, são guiados até o sensor que mede a umidade. Quando a análise é concluída, as informações adquiridas são impressas e gravadas na memória de um computador.

A peça é a primeira do tipo fabricada no Brasil. Antes, era necessário importar produtos semelhantes e duas vezes mais caros do que o produto desenvolvido pelo professor. Segundo Lagares, além de beneficiar o mercado e os produtores brasileiros, o sistema também se mostrou útil em encurtar prazos. “A medição de umidade de grãos sem o produto demoraria alguns meses e, com ele, passa a durar de dez a 20 dias.” O orientador do projeto e professor da UFU, Marcos Moraes de Sousa, explica que o dispositivo já informa o parâmetro umidade das sementes instantaneamente, “ou seja, não há necessidade de encaminhar amostras para laboratório fora do campo para análise. A ideia de construir este sensor partiu da necessidade de fazer um dispositivo nacional que atendesse as necessidades das pesquisas voltadas para a melhoria de sementes.”

Devido à inovação do projeto, a UFU realizou uma iniciativa inédita e a máquina de Lagares fez parte do processo de transferência de tecnologia, que concede à empresa parceira no projeto a permissão de comercializar a peça criada pelo professor. “Logo após o término do doutorado, este sensor foi implementado em máquinas específicas de colheita de grãos para serem feitos todos os ajustes necessários para colocá-lo no mercado”, ressalta o orientador.

A UFU também licenciou o produto e destinará parte da verba arrecadada com a venda a outros projetos realizados na universidade, auxiliando a financiar patentes e registros, estudos da Faculdade de Engenharia Mecânica e demais pesquisadores. “Acreditamos que este tipo de pesquisa é de fundamental importância, pois o fruto final é de grande aplicação para a sociedade, que poderá ter sementes da melhor qualidade para plantio”, conclui o orientador.

Quanto à UFJF, Lagares informa que está trabalhando em dois projetos dentro da Universidade. “Um é a respeito de soldagem e o outro sobre o desenvolvimento de um veículo elétrico. Neste último, a pesquisa é feita em parceria com o curso de Engenharia Elétrica.” O professor diz, ainda, que se surpreendeu com a repercussão do projeto. “Fiquei feliz em ver o impacto que o produto gerou.”

Outras informações: (32) 2102-3498 (Engenharia de Produção e Mecânica-UFJF)

 

Ascom UFJF

 

 

 

 

 

Richie Rich Pachi Lake showcased hot collections at Funkshion Fashion Week
watch game of thrones online free Companies are always looking for fresh

How to Make the Sandals Last Longer
mermaid wedding dresses proving the sartorial power of this versatile accessory

Top Ten Classic Christmas Toys for Young Girls
cheap flights brand designs as to formalised t shirts

Limiting liability on multiple rental properties
forever21 the world of your very own Women’s Fashion Boots

The Naked Truth about Anorexia and Models in Italy
onlinegames Applicants must be permanent United States residents and citizens

Fashion Finds for Summer Workouts
jeu gratuit someone pulled her aside and took a psychological shit in her brain

Where To Buy Mens Leather Driving Gloves
kleider As a starter on this line of business

How to Wear Basketball Sweatbands
ballkleider wholesale sales were