Servidores da UFJF conhecem sistema de monitoramento de obras da UFCG

A ideia é implantar o mesmo sistema na instituição mineira

O vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões, e o prefeito universitário, Mário Araújo Neto, receberam na tarde desta quarta, dia 13, os servidores Rodrigo Ribeiro e Alexandre Augusto, da Pró-reitoria de Obras, Sustentabilidade e Sistemas de Informação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais.

Eles vieram até Campina Grande para conhecer o Panorama das Obras, sistema de monitoramento de execução das obras de infraestruturas dos sete campi da UFCG.

“Nós gostamos bastante do sistema. É prático, fácil e funcional. É bem melhor do que esperávamos e vai nos ajudar a dar transparência e profissionalismo ao monitoramento das obras na nossa instituição. É muito bom encontrar esse tipo de organização gerencial no setor público”, parabeniza o engenheiro civil Alexandre Augusto.

De acordo com o administrador da UFJF, Rodrigo Ribeiro, a expectativa é que o sistema esteja em funcionamento dentro de dois meses. “Recebemos todo o material com apostila e CD para implantar o sistema. Vamos apresentar à reitoria e implantá-lo de acordo com as necessidades e características da nossa instituição”, afirmou.

Para o prefeito da UFCG, Mario Araújo Neto, é muito importante esse tipo de colaboração entre as instituições. “Percebemos que os colegas enfrentam as mesmas dificuldades que a gente e compartilhar as experiências exitosas é muito bom para a administração e melhor funcionamento das instituições públicas”, ressalta.

O Sistema

O Panorama das Obras é atualizado a cada medição feita pelo setor de Engenharia da Prefeitura Universitária. O sistema apresenta um relatório de divulgação com detalhes sobre o andamento dos serviços executados.

No relatório são apresentados os prazos estipulados, valores e aditivos concedidos, como também gráficos demonstrativos e descrição dos serviços executados ou em execução, apresentando o percentual de conclusão.

Os dados catalogados pelos fiscais das obras também alimentam o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), portal operacional e de gestão.

Ascom UFJF