Simpósio na UFMG discute e estimula políticas de acesso livre à informação científica

A Biblioteca Universitária, em parceria com a Escola de Ciência da Informação (ECI), realizará o I Simpósio de Acesso Livre na UFMG, iniciativa pioneira em uma instituição de ensino do Brasil. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro, no Auditório Azul da ECI, de 9 às 12 horas e 14 às 17 horas. “O objetivo é estimular o desenvolvimento de políticas de acesso livre à informação científica na Universidade e, dessa forma, incentivar as demais instituições do país a fazerem o mesmo”, explica o professor Helio Kuramoto, idealizador do evento.

Serão discutidos o registro e disseminação da produção científica da UFMG, a importância do acesso livre e a experiência da Universidade com revistas científicas disponibilizadas eletronicamente entre outros assuntos que serão abordados nas mesas-redondas e palestras. A partir desse encontro, a UFMG passa a ter sua própria logomarca do “acesso livre” e, dessa forma, buscará destacar a importância de se incentivar esse movimento nas instituições, para que a produção científica seja disseminada mundialmente.

O Simpósio é gratuito, aberto ao público em geral e não é necessário se inscrever para participar.

A programação pode ser conferida no site www.bu.ufmg.br

Oportunidade

O “Open Access”, traduzido para o português como “Acesso Livre” ou “Acesso Aberto”, é um movimento mundial que visa disponibilizar, eletronicamente e gratuitamente, a produção científica de uma instituição publicada em revistas científicas, teses e dissertações.  O repositório digital é uma das maneiras de se promover o acesso livre. Nesse sentido, a UFMG tem investido esforços na consolidação de sua Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que hoje alcança 10 mil registros, mas ainda há muito por fazer. A criação de um portal para reunir as revistas científicas da UFMG, por exemplo, é uma das iniciativas a ser discutida, já que é um meio eficaz de se disseminá-las.

Ao promover o movimento de acesso livre à informação científica, aumenta-se a visibilidade das pesquisas e, especialmente, da universidade. Além disso, mais pessoas de todo o mundo têm acesso ao conteúdo depositado em acesso livre, promovendo o incremento no índice de citação e a probabilidade das pesquisas serem utilizadas para influenciar e subsidiar políticas públicas.

Assessoria de Imprensa – Carla Pedrosa (UFMG)

 

Growth in China’s 2nd Tier Cities
free games online We look forward to your next visit at our beautiful

How to Do Cardio With Bad Knees
free online games Don’t forget to edit yourself

Tips for Buying Fashionable Girls suits
forever21 at the current share price

Picking Perfect Clothes For Petite Women
free online games tips for moms and dads when looking for preteen styles

These stretches of success seem to just happen for G
jeu gratuit but the not exploding part is definitely the highlight for us

a tribute to the Malian great fashion designer
miniclip The skirt took the majority of the time

American Eagle Outfitters Management Discusses Q1 2013 Results
kleider or if you are really daring

What If Randy Quaid Isn’t Insane
ballkleider If wearing a coloured shirt