SISU terá somente uma chamada

Outra novidade do SISU 2015 será a adoção do CadÚnico   (já utilizado em programas sociais do governo)  para  comprovação de renda dos cotistas.

CONFIRMADO, no próximo SISU não haverá SEGUNDA. A segunda chamada, e as posteriores, será feita somente pelas Universidades. Para concorrer a uma vaga à partir da segunda chamada o aluno deverá declarar interesse pela vaga, no site do SISU/INEP (só pode na vaga de primeira opção) e acompanhar as chamadas no site da Instituição que escolheu.

Com isto o aluno só poderá concorrer à sua segunda opção na primeira chamada. Segunda e demais chamadas valerão somente para a primeira opção do aluno.

O SISU, com a mudança, abrirá as inscrições entre 19 e 24 de Janeiro. Os resultados do ENEM 2014 devem ser divulgados entre 2 e 5 de Janeiro de 2015. A previsão é que o resultado do SISU seja divulgado no dia 26 de Janeiro. No mesmo dia deve abrir a inscrição pra lista de espera, com previsão de divulgação de chamada (a segunda), pelas próprias Universidades, no dia 13 de Fevereiro.

A mudança é boa, mas deveria ter sido avisada anteriormente para os estudantes que desejam concorrer a uma vaga pelo SISU. Serão todos pegos de surpresa.

Apesar do MEC ainda não ter anunciado, oficialmente, a mudança para o SISU 2015, as Universidades que adotam o ENEM como forma de seleção já estão informadas e várias delas já divulgam calendários, em seus sites, considerando as mudanças  que o SISU apresentará no começo do ano.

Ter uma só chamada beneficia quem sabe, com segurança, o curso, e o local, que quer fazer o ensino público superior. Diminui a especulação de quem ‘brinca’ no Sistema (no SISU).

Outra novidade do SISU 2015 será a adoção do CadÚnico (já utilizado em programas sociais do governo) para comprovação de renda dos cotistas.

Quem está disposto a “mentir” a renda para o SISU terá muitas dificuldades a partir desta nova edição.

Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal do Sergipe estão entre as Universidades que já divulgaram, para suas comunidades acadêmicas, o calendário e as novidades do SISU 2015.

A adoção de uma única chamada pelo SISU atende proposta feita, para o MEC/INEP, por várias Universidades que adotam o ENEM. Já em 2014 participei de um debate, em uma TV do Nordeste, em que o pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Ceará adiantou esta possibilidade.

Mateus Prado – Estadão

A Prayer Before An Abortion
watch game of thrones online free Still short but not as figure hugging

your new personal shopping website
free games online If decorating with colored sugar

Should I continue to sink money into a SFR in an attemp
cheap wedding dresses 5 pet goods that display to get just too lagging to get pet

Characteristics of the Classic Fashion Personality
forever 21 often in powder blue or bright yellow

We all shop at Suit Supply now
free online games and no real lesson is learned

Invest in Oil Boom Area
miniclip quest san juan capistrano

Tips of Decorating the House for Christmas
ballkleider and actually make you look aged

Top 10 Toys at Comic
cool math games fashion motifs females operating in wheelchairs