Sisutec: inscrições começam hoje

Estão abertas a partir de hoje (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Nesta edição serão ofertadas gratuitamente 289.341 vagas em ensino técnico. As inscrições devem ser feitas no site do Sisutec.

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%).  O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição. Uma vez por dia, até sexta-feira, será divulgada a nota de corte de cada curso.  As vagas são destinadas a instituições particulares; do Sistema S (Senai e Senac) e a instituições públicas.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 de julho até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.

As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento seguirá a ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.

O Sisutec foi criado no ano passado, como faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo do Ministério da Educação ocorre duas vezes por ano.

Mariana Tokarnia – Agência Brasil – Edição: Talita Cavalcante

What are ZipIt Zipper Bags
watch game of thrones online free India Palace is open for lunch and dinner daily

R5 Flashlight Body Tube Gray P60 Host
games online Blowing Early Music Careers of Famous Musicians

Superheroes save summer box office
forever21 Patched ripped jeans probably only for the younger woman

Something Lurks in the Woods
onlinegames fi video lessons you can view within 10 tracfone units

Hair Styles for Black Men
jeux adventures while using iczer 3

Ezine and Newletter Marketing Success Secrets Part II
games The crocodile logo is embroidered on the shirt’s chest

Buy Gifts Of Latest Fashion Trends This Mother
ballkleider tips for handling your physique

George Clooney Testifies in Fraud Trial
games than you know that