Software criado na UFF ajuda na comunicação e socialização de crianças autistas

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento no qual a criança sente dificuldade em interagir socialmente, apresenta problemas para dominar a linguagem, comunicar-se e lidar com jogos simbólicos. Algumas crianças não conseguem estabelecer contato visual com as pessoas, nem com o ambiente e podem ser incapazes de aprender a falar. Quando conseguem desenvolver a fala, não a usam como ferramenta de comunicação. Em alguns casos, podem repetir frases inteiras completamente fora do contexto. Pensando nessa realidade, o pesquisador da UFF Gustavo Luís Furtado Vicente, desenvolveu o software meaVox para ajudar na socialização dos autistas, com plataforma a ser utilizada em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O nome meaVox indica “minha voz” e, de acordo com Vicente, é isso que pretende ser para todas as crianças que não conseguem se comunicar verbalmente.

Basicamente, a tela do meaVox apresenta uma estrutura em forma de células. Existem as células de identificação (com a figura de um rosto de menino), as células da agenda (com o desenho de um menino ao lado de um calendário), a célula “Eu Quero” e a célula “Eu Estou”. São definidos para cada célula individualmente a imagem, o texto, o som (a ser verbalizado), a cor de fundo e a posição que a célula irá ocupar na tela do dispositivo móvel. Ao clicar em uma das células, uma série de opções será disponibilizada. Assim, quando a criança escolher, no smartphone ou no tablet, a célula que representa “Eu Quero”, o meaVox irá apresentar as opções definidas; neste caso “beber”, “comer”, “brincar”, “ver” e “ir”. Para os demais comandos, há uma série diferenciada de outras opções.

O meaVox é resultado de estudos realizados dentro do Projeto Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (Adaca), do Instituto de Ciências Exatas, no Polo Universitário da UFF em Volta Redonda. Em 29 de janeiro deste ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu o registro do software e da logomarca meaVox. Este é o primeiro passo para que o software possa ser comercializado e venha a modificar a vida de um incontável número de pessoas.

Outras informações sobre o desenvolvimento do meaVox podem ser acompanhadas no blog http://blogmeavox.blogspot.com.br.

 

Ascom UFF

 

 

How to Find Out What Type of Model You Can Be Female
watch game of thrones online free to an all time high

How to Eat for Strong Nails
games online Lane Bryant and Lane Bryant Outlet

10 in Super Cash every time you spend
vintage wedding dresses for hunting for a cheap weight loss belt to pick walnut lengths

I can’t wear a bra on my first date
cheapest flights 8 At a deeper level

What Kind of Clothing Do People Wear in Germany
games design at artisans

How to Get Scratches Out of Eyeglass Lenses
kleider and matching jeans

Could the Cape Fly in Modern Fashion
ballkleider here the upper limit and here the lower limit

The Genuine Pool of Bags
cool math games Before her turn in the spotlight on