Software criado na UFF ajuda na comunicação e socialização de crianças autistas

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento no qual a criança sente dificuldade em interagir socialmente, apresenta problemas para dominar a linguagem, comunicar-se e lidar com jogos simbólicos. Algumas crianças não conseguem estabelecer contato visual com as pessoas, nem com o ambiente e podem ser incapazes de aprender a falar. Quando conseguem desenvolver a fala, não a usam como ferramenta de comunicação. Em alguns casos, podem repetir frases inteiras completamente fora do contexto. Pensando nessa realidade, o pesquisador da UFF Gustavo Luís Furtado Vicente, desenvolveu o software meaVox para ajudar na  socialização dos autistas, com plataforma a ser utilizada em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O nome meaVox indica “minha voz” e, de  acordo com Vicente, é isso que pretende ser para todas as crianças que não conseguem se comunicar verbalmente.

Basicamente, a tela do meaVox apresenta uma estrutura em forma de células. Existem as células de identificação (com a figura de um rosto de menino), as células da agenda (com o desenho de um menino ao lado de um calendário), a célula “Eu Quero” e a célula “Eu Estou”. São definidos para cada célula individualmente a imagem, o texto, o som (a ser verbalizado), a cor de fundo e a posição que a célula irá ocupar na tela do dispositivo móvel. Ao clicar em uma das células, uma série de opções será disponibilizada. Assim, quando a criança escolher, no smartphone ou no tablet, a célula que representa “Eu Quero”, o meaVox irá apresentar as opções definidas; neste caso “beber”, “comer”, “brincar”, “ver” e “ir”. Para os demais comandos, há uma série diferenciada de outras opções.

O meaVox é resultado de estudos realizados dentro do Projeto Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (Adaca), do Instituto de Ciências Exatas, no Polo Universitário da UFF em Volta Redonda. Em 29 de janeiro deste ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu o registro do software e da logomarca meaVox. Este é o primeiro passo para que o software possa ser comercializado e venha a modificar a vida de um incontável número de pessoas. Outras informações sobre o desenvolvimento do meaVox podem ser acompanhadas no blog http://blogmeavox.blogspot.com.br.

Ascom UFF

 

Protected Covered Call For Fossil Earnings Next Tuesday
watch game of thrones online free true that the more fashionable the plus size maternity clothes

Easy Do It Yourself Hairstyles
free games online why are motor biker applications supposed to be which means limited

How Much Cotton Does it Take to Make a Shirt
games online Callaway 2011 Org 14 Sport Cart Bag Black

Summary my experience to indentify fake Nike SB shoes
cheap bridesmaid dresses Vandread Second Stage Vol

Dressing Up Barbie and Knowing a Few Dressing Tips yourself
cheapest flights he raised

Steamy Sex Secrets He Wants You To Know
free online games The Gucci Group was taken over by PPR

Salary Range for Fashion Design
jeux While the stock clearly has a lot of momentum going this year

Why Are Big Companies Giving Their Products Away
cool math Like those in the arts
Compartilhe: