Sustentabilidade é tema de Fórum Internacional em João Pessoa

Sustentabilidade é tema de Fórum Internacional em João Pessoa

Temas relacionados à sustentabilidade serão discutidos em João Pessoa durante o Global Fórum da América Latina-Nordeste, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de abril, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O evento é uma realização da Universidade Corporativa das Indústrias da Paraíba/FIEPB e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Secretaria de Integração Universidade Setor Produtivo (Siusp). A inscrição de trabalhos pode ser feita até o dia 31 de março.

A UFPB será responsável pela coordenação dos trabalhos técnico-científicos sobre sustentabilidade nas áreas temáticas de Educação para Sustentabilidade; Gestão de Recursos Naturais; Meio Ambiente e Desertificação; Comunidades Tradicionais Sustentabilidade; Política Pública e Sustentabilidade; Planejamento, Gestão e Consumo; Tecnologia Limpa e Inovação; Empreendedorismo e Tecnologias Sociais; Rede de Comunicação Social; e, Urbanização, Construção Civil e Sustentabilidade.

O professor Luiz Renato de Araújo, da Siusp, vai coordenar a participação da UFPB no Global Fórum. Segundo ele, o evento terá como metodologia o diálogo de especialistas envolvendo os principais atores/autores/responsáveis e interessados numa educação significativa e transformadora, identificada com as evoluções tecnológicas, com o desafio da sustentabilidade e com as novas demandas de um mercado globalizado. Os resultados serão levados ao Global Fórum Mundial, nomes de junho, em Washington (EUA).

 

HISTÓRICO

O Global Fórum nasceu em 2004, em Nova Iorque, quando 500 líderes mundiais reuniram-se na sede da Organização das Nações Unidas para a construção do Plano de Desenvolvimento do Global Compact, que teve o Presidente Luis Inácio Lula da Silva como palestrante.

Novo evento foi realizado em 2006, em Cleveland reunindo 400 líderes empresariais e representantes do mundo acadêmico de 40 países, além de 1.000 participantes via internet, para a identificação de áreas de cooperação entre o mundo empresarial e o acadêmico, visando a promoção de ações efetivas para o desenvolvimento sustentável global.

No encontro de Cleveland surgiu a proposta de que o Global Fórum tivesse novas edições, desta vez em caráter regional, e o Brasil foi indicado para sediar o primeiro Global Fórum América Latina, que aconteceu em junho de 2008 em Curitiba, no Paraná, oportunidade em que o professor Luiz Renato de Araújo, representando a UFPB no evento, sugeriu a realização do Global Fórum da América Latina – Nordeste, em João Pessoa.

Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas na Secretaria de Integração Universidade Setor Produtivo (Siusp), no prédio da Reitoria ou pelo telefone (83) 3216 7130, e-mail siusp@reitoria.ufpb.br ou na internet na página www.globalforum.com.br.

Compartilhar