TeleCovid-19 é lançado pela FURG e Prefeitura

TeleCovid-19 é lançado pela FURG e Prefeitura

Vice-reitor e Prefeito Municipal ressaltaram o trabalho conjunto realizado pelos envolvidos

Foi lançado na manhã de segunda-feira, 27, a Central de Triagem TeleCovid-19, pela FURG e Prefeitura Municipal. A coletiva de imprensa, realizada via vídeo conferência, contou com a participação do Prefeito Municipal, Alexandre Lindenmeyer, do vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, do secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Cláudio Dutra, do responsável técnico da startup Indeorum, Glauco Munsberg e dos coordenadores da Faculdade de Medicina, Obirajara Rodrigues e da Escola de Enfermagem, Edison Barlem.

O Prefeito Municipal iniciou a coletiva agradecendo a presença de todos e o apoio da imprensa local na divulgação de informações e serviços ofertados pelo executivo em parceria com a FURG e outras instituições, no combate ao coronavírus. Lindenmeyer ressaltou que o desenvolvimento do serviço TeleCovid-19 só foi viável com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e do engajamento de todos profissionais voluntários que estão disponibilizando de seus conhecimentos para atender a comunidade rio-grandina. A Central de Triagem TeleCovid-19, tem o objetivo de promover um sistema de triagem a distância para evitar o deslocamento de pacientes às unidades de saúde. O prefeito garantiu que o serviço seguirá após a pandemia do novo coronavírus.

O vice-reitor, Danilo Giroldo mencionou o trabalho intenso para ajustar os fluxos de atendimento e o envolvimento de mais de 70 voluntários, entre docentes e discentes da Faculdade de Medicina (Famed) e da Escola de Enfermagem (Eenf) da FURG, para operacionalizar o funcionamento do serviço. “O TeleCovid-19 tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas e ajudar na identificação de casos suspeitos”, explicou Giroldo. Além disso, o gestor da FURG destacou o papel importante da startup Indeorum, “o perfil empresarial e a rapidez de resposta da Indeorum, que faz parte do Ecossistema de Inovação da região, foram fundamentais para que conseguíssemos oferecer esse serviço”.

O secretário de Saúde, Maicon Lemos relatou ser este um dia bastante feliz para Rio Grande, pois “colocamos a disposição da comunidade rio-grandina esse serviço de tele triagem. Uma parceria com a FURG, com a equipe de Saúde Estratégica da Família e do MPE. O TeleCovid-19 faz parte de um complexo de triagem, formado pela Tenda de Informações; Tenda de Triagem; Centro de Triagem e Testagem e Hospital de Campanha. O número de profissionais envolvidos nesse serviço mostra nossa preocupação no enfrentamento a essa doença”, explicou Lemos.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Cláudio Dutra afirmou que a prefeitura teve sua capacidade tecnológica aumentada assim como sua central de telefonia, desta forma a cidade está pronta para oferecer o serviço de tele triagem. “Com essa estrutura vamos conseguir diminuir os danos dessa doença. É a tecnologia a serviço da saúde”. Dutra destacou ainda que os profissionais envolvidos no serviço de atendimento não foram tirados da linha de frente e sim que profissionais foram agregados a Central de Triagem.

Professor Obirajara Rodrigues falou sobre como serão os protocolos de atendimento e também o acompanhamento dos pacientes que apresentarem sintomas da Covid-19. Já o coordenador da Enfermagem, Edison Barlem relatou que o trabalho é feito a muitas mãos e que a comunidade pode esperar um trabalho muito focado de todos os envolvidos, “a FURG está disponibilizando profissionais capacitados, que tem as informações necessárias para atender a comunidade rio-grandina”, encerrou Barlem.

O responsável técnico da startup Indeorum, Glauco Munsberg, apresentou aos profissionais da imprensa o funcionamento do serviço e mencionou que devido aos esforços de todos, Famed, Escola de Enfermagem, HU-FURG/Ebserh e Secretaria de Saúde, a Central entrou no ar em menos de 20 dias.

Todas as autoridades destacaram que, nesse momento onde o isolamento social se mostra como a única medida eficaz no combate ao coronavírus, a comunidade de Rio Grande pode contar com atendimento qualificado no conforto e segurança de seu lar.

Compartilhar