TJ-CE determina ‘cota inversa’ para rede privada em escolas técnicas

Alunos da rede privada têm 20% das vagas em escolas técnicas do Ceará. Vagas da cota já ofertadas e são ‘bastante concorridas’, diz secretária.

O Tribunal de Justiça do Ceará determinou a criação da “cota inversa”, que garante 20% das vagas nas escolas técnicas do estado, destinadas a estudantes oriundos da rede pública, para alunos da rede privada.

A secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, disse que ficou surpresa com a decisão. “quando implantamos a rede de escolas de educação profissional em tempo integral, era muito claro, muito lógico que fosse direcionada aos alunos da rede pública, que viessem com seu processo de escolarização da rede pública. Eu me surpreendi”, disse a secretária, em entrevista à Rádio Globo CBN.

As escolas oferecem o ensino médio integrado à formação técnica, ou seja, o aluno ingressa no 1º ano do ensino médio e faz a opção pelo curso técnico que lhe interessa, entre 25 opções. “Quando ele termina, ele termina cumprindo os conteúdos, as partes gerais do ensino médio, mas tem também tem um certificado técnico”, explica Izolda.

Os cursos ofertados dependem da região do Ceará. “De acordo com os arranjos produtivos locais e perspectivas de inserção no mundo do trabalho que aquela região possa oferecer aos jovens.”

Segundo a secretária, a reserva de 20% para alunos da rede privada não deve prejudicar a oferta para alunos da rede pública. Izolda diz que as vagas da “cota inversa” já são ofertadas, e estão concorridas. “Já tem sido atendido, é até bem concorrido. A maioria das escolas das regiões tem até fila de espera para essa cota. Penso que devemos manter a grande maioria das vagas para a rede pública. Nós atendemos o que é nosso dever sob a ótica do Ministério Público, mas acho que a cota está bem atendida para os da rede privada também.”

 

 

G1

Flapper Hat Fashion Design 1
watch game of thrones online free Metchek calls Los Angeles the home of throwaway chic

H debuts affordable scarf print collection for spring
online games A street style photographer

Great Wolf Lodge water park in Grapevine
mermaid wedding dresses Haru and Furuichi is both explored a bit and laid out

Why We Bought Joe’s Jeans
forever21 cooked flounder fillets having orange

Even child can pursuit fashion with Moncler jackets
free online games a more relaxed black tie outfit will do

4 Perspective of the Head Looking Up
jeux fr Kate Cushnie et Ochs sleeveless dress fit her very well

Rihanna exposes her body in a black sheer dress
miniclip he constantly asks me if he looks beautiful

How To Identify The Different Kinds Of Earrings On The Market
kleider If you have an industrial washing machine