Todos de olho no Sisu

Todos de olho no Sisu

Com o fim da temporada de provas, a espera agora é pelas regras da seleção unificada do MEC; modelo adotado no segundo semestre de 2010 deve ser mantido

Depois das confusões envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, e com o fim da temporada de provas, as atenções dos estudantes se voltam agora para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). A previsão,ainda não oficial, é de que o modelo a ser seguido seja o mesmo do segundo semestre deste ano.

Segundo a pró reitora de graduação da Unirio, professora Loreine Hermida, que representou as instituições do Sudeste nas discussões com o MEC sobre os istema, os candidatos devem escolher duas opções de curso que valerão para todas as rodadas do Sisu. A expectativa é que o ministério promova duas ou três chamadas, provavelmente na segunda quinzena de janeiro. A partir daí, seria gerada uma lista de espera para que as universidades façam suas próprias reclassificações.

A medida já foi aplicada na edição do segundo semestre do ano passado, para evitar uma espécie de loteria que ocorreu na primeira edição do Sisu: os estudantes mudavam suas opções de curso de acordo com as notas de corte. Assim, um candidato que tinha conseguido uma vaga a perdia porque outros migravam para o curso menos procurado.No fim, foi registrado um grande número de vagas ociosas.

Em 2011, além de Unirio e Rural, que já destinaram 100% das vagas para o Sisu em 2010, a UFRJ e a UFF também entrarão no sistema, com 60% e 20% do total disponibilizado no vestibular, respectivamente. Para a professora, a tendência é de consolidação do modelo.

– O saldo que nós tivemos das reuniões éque tínhamos mais acertos do que erros e que ajustes eram necessários. A tendência agora é de consolidação do sistema. Ele deve se tornar a principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil. – afirma Loreine.

As provas do Enem reaplicadas na última quarta-feira para 9,5 mil estudantes prejudicados, assim como o seus gabaritos, serão divulgadas às 18h de hoje. Os resultados do exa-me devem ser liberados na primeira quinzena de janeiro.

Compartilhar