Três ex-presidentes da Andifes são agraciados com medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico

Três ex-presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) estão entre os agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico: José Ivonildo do Rego (1998), Wrana Maria Panizzi (2003) e Amaro Henrique Pessoa Lins (2008). Por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 4 de março de 2010, o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva concedeu honrarias a diversas personalidades nacionais e internacionais ligadas à Ciência e Tecnologia pelos serviços prestados nos anos de 2008 e 2009.

O ex-presidente da Andifes e atual da reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Amaro Henrique Pessoa Lins foi considerado a personalidade nacional de 2008, mesma distinção recebida pelo ex-presidente da Andifes e atual reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) José Ivonildo do Rego, personalidade nacional de 2009. A ex-presidente da Andifes Wrana Maria Panizzi, que é ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi a personalidade nacional promovida à classe Grã-Cruz por sua atuação no ano de 2008.

Os agraciados receberão do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva as medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico durante sessão solene de abertura da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 26 de maio, às 18h30, em Brasília.

 

 Reitores

Além dos ex-presidentes, o atual membro da diretoria executiva da Andifes e reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Álvaro Toubes Prata foi promovido à classe Grã-Cruz na área de Ciências da Engenharia em 2009. O reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Helio Waldman recebe a distinção na área de Ciências de Engenharia em 2009 e o seu antecessor, ex-reitor da UFABC Adalberto Fazzio é promovido à classe Grã-Cruz na área de Ciências Físicas por sua atuação em 2008. O ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Ibañez Ruiz, assessor de coordenação de fundos setoriais do Ministério da Ciência e Tecnologia é agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico na área de Ciências Tecnológicas por seu desempenho no ano de 2008.

Conheça os agraciados

Amaro Henrique Pessoa Lins é engenheiro civil formado pela UFPE (1977); mestre em Ciências pela Coppe/UFRJ e doutor pela Coppe/UFRJ/Oxford University, com pós-doutorado pela Colorado University.

José Ivonildo do Rêgo é engenheiro eletricista, graduado pela UFRN em 1975, professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Elétrica, cursou doutorado no COOPE/UFRJ e pós-doutorado na Texas A&M University.

Wrana Maria Panizzi é licenciada em Filosofia (1970); Bacharel em Direito (1972); Mestre em Planejamento Urbano e Regional (1977) pela UFRGS; Doutora em Urbanismo (1984) pela Universidade de Paris XII Cretéil e Doutora em Ciências Sociais (1988) pela Universidade de Paris I – Pantheon – Sorbonne.

Álvaro Toubes Prata é graduado em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Mechanical Engineering, pela University of Minnesota.

Hélio Waldman é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1966), mestre em Engenharia Elétrica pela Stanford University (1968) e doutor em Engenharia Elétrica pela Stanford University (1971).

Adalberto Fazzio é bacharel e mestre em Física pela Universidade de Brasília, nos anos de 1973 e 1975, respectivamente. Doutor em Física pela Universidade de São Paulo/USP em 1978.

Antonio Ibañez Ruiz é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1966), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE-(1972) e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Birmingham -Inglaterra-(1977).