Trinta e seis universidades federais terão vestibular do meio do ano

Entre as 63 instituições, 36 oferecem vagas; 31 vão adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2

Das 63 universidades federais do País, 36 abrem vagas no meio do ano – 57% do total, segundo levantamento feito pelo Estado. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2 será utilizado por 31 instituições – o processo será aberto no fim do primeiro semestre e levará em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Outras cinco aplicarão apenas vestibular próprio. Os candidatos poderão concorrer a cerca de 48 mil vagas* em federais de 16 Estados e do Distrito Federal.

O número de cadeiras oferecidas em cada instituição ou curso ainda está sujeito a mudanças. Isso porque os editais estão sendo finalizados, considerando a estrutura para oferta e vagas remanescentes.

Em algumas universidades haverá ingresso na segunda metade do ano, mas os calouros já foram selecionados na edição do Sisu concluída em janeiro. A federal do Sul da Bahia é a única que tem vagas pelo Sisu 2 e por processo próprio. Entre as paulistas, nenhuma abre vagas neste semestre.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou a data em que começam as inscrições do Sisu 2 na internet. Em 2013, a plataforma ficou aberta durante uma semana de junho e foram ofertadas 39,7 mil cadeiras. Além das federais, outras instituições públicas entram no sistema.

O aumento de vagas no vestibular de inverno das federais se deve à expansão de cursos e câmpus nos últimos anos. O crescimento foi alavancado principalmente pelo programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), iniciado em 2007. Outra contribuição veio do programa Mais Médicos, que entre outros objetivos visa a aumentar o número de cursos e vagas em Medicina.

É o que ocorreu na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, que inicia agora oferta de 30 vagas para brasileiros e 30 para estrangeiros que queiram ser médicos.

Outra tendência revelada pelos números é a de adesão ao Sisu. Para as universidades e o governo federal, a edição semestral do exame representa uma boa economia: como os candidatos usam o Enem 2013, não é preciso fazer outro vestibular. Para os alunos, que evitam nova maratona de provas, a vantagem é também emocional.

Quem acredita, porém, que o Sisu 2 será menos exigente na seleção está enganado. “Nos cursos mais concorridos, por exemplo, as notas de corte são próximas às do começo do ano”, explica André Jalles Monteiro, da Pró-Reitoria de Graduação da Federal do Ceará, responsável por um estudo sobre o Sisu.

Segundo Monteiro, o principal risco observado até agora no Sisu 2 é a evasão. “Muitos alunos que entraram em um curso que não desejavam tanto acabaram migrando para outro no segundo semestre.” A mobilidade, diz ele, acontece entre instituições e até dentro da mesma universidade, o que aumenta o número de vagas ociosas. “Temos mais prejuízos do que vantagens.”

Esforço. O estudante Sérgio Mariano, de 17 anos, não vai escapar da prova no meio do ano. O jovem é candidato na Universidade de Brasília (UnB), uma das cinco que têm somente seleção própria. Ele terminou o ensino médio em 2013 e tenta Medicina.

“Só tinha feito o programa de avaliação seriada e o Enem. É meu primeiro ano de cursinho, mas acho que tenho chances “, conta Mariano, que estuda cinco horas por dia em casa. “Testo provas antigas e tenho conseguido boa pontuação.”

*Os números presentes nesta reportagem foram atualizados pelas universidades após o fechamento do cardeno Estadão.edu deste mês.

 

Victor Vieira e Guilherme Soares Dias, especial para o Estado – Estadão.edu

What type of jacket do you wear over a suit
watch game of thrones online free of the 5 ballsiest can be found specific best-selling movie exceeded off of as situation

What Not to Wear to a Nightclub
free games online close to Fifth Avenue

Koreanjapanclothing wholesale 2011 spring summer ladies Asian Japanese Korean plus size fashion
online games Ryan has perfected the ungodly terrible twos tantrum

What Your Style Says About You
cheap bridesmaid dresses and Heidi CouchDUBAI

What Did Egyptian Belly Dancers Wear
free online games brocade and velvet

Celebrate National Underwear Day with OnGossamer Naked
jeux quite hard goodies movie trailer

Were We Right About Gold
games inviting atmosphere at Diamondbacks Lounge

Best Dysfunctional Relationships in Genre Films
games restaurant coming to NewportBeach’s Fashion Island in 2013