Turmas do IFSul visitam as obras da FURG

Turmas do IFSul visitam as obras da FURG

Dezenove estudantes do curso de Técnico em Edificações, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) sediado em Pelotas, visitaram na manhã desta quarta-feira, 14, várias obras de engenharia que estão sendo feitas no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A visita é parte das disciplinas Técnicas Construtivas e Práticas Construtivas.

Acompanhados pelo prof. Nedislan Dalman, os estudantes do 2º e 4º semestres (integrado e modular) acompanharam explicações práticas sobre as estruturas que estão sendo construídas nos prédios da Escola de Química e Alimentos, Escola de Engenharia, prédio das Pró-reitorias e Ginásio Poliesportivo, todas obras da empresa pelotense Carlos Lang.

Conforme o prof. Dalman, o conhecimento do canteiro de obras é fundamental no currículo dos estudantes e, na sala de aula, em geral são vistas obras de residências, o que dá mais importância às visitas em obras de maior porte. A FURG neste caso chamou a atenção, diz Dalman, porque há um número muito grande de obras bastante próximas entre si, o que permite otimizar o tempo de visita e verificar as diferenças entre as obras, provocando maior curiosidade e apresentando mais opções para debate em aula. A FURG tem, hoje, só no Campus Carreiros, cerca de 30 obras em andamento.

Para os estudantes Cristhian Moreira, Marcelo Muñoz, Camila Armesto, Mayara Alves Branco, Lucia Sedrez, Luíza Santana e Sheila Croche, ouvidos pela ACS/FURG, o que mais chamou a atenção na visita foi o crescimento da FURG. “Tem muita obra”, disseram eles, que não conheciam o Campus Carreiros. Todos entraram no curso de Técnico em Edificações já pensando no curso superior. Ao contrário do que parece óbvio, não é Engenharia, mas sim, Arquitetura. Os jovens acreditam que a visita proporcionará um aprendizado maior, pela prática no canteiro de obras, pois em aula, a prática por enquanto, é vista só na disciplina de Topografia.

O prof. Dalman explica que os principais itens verificados nas obras da FURG são vigas, formas, ferragens, base, telhados e revestimentos. No final do curso, no 7º semestre, os estudantes verão obras de grande porte em Porto Alegre, durante visita técnica de três dias a grandes empresas de engenharia.

Compartilhar