TV UFG assina acordo com TV Brasil para produção jornalística local

TV UFG assina acordo com TV Brasil para produção jornalística local

Representantes de sete emissoras universitárias e 15 emissoras públicas estaduais assinaram nesta terça-feira, 27 de abril, na sede da TV Brasil, no Rio de Janeiro, acordo para criação da nova Rede Pública de Televisão. A TV UFG foi representada pelo diretor-executivo da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural, professor Carlito Lariucci, e pela gerente da TV UFG, professora Rosana Borges. A nova rede começa a operar a partir do próximo dia 03 de maio, segunda-feira, cobrindo 23 estados brasileiros e atingindo 100 milhões de brasileiros que passarão a receber a programação da TV Brasil em sinal aberto e gratuito.

A assinatura dos contratos de operação em rede contou com a participação da diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e de 17 representantes das emissoras públicas de TV. Durante a reunião, a professora Rosana Borges ressaltou que o acordo vai viabilizar o início da produção jornalística local. “O foco da rede pública TV Brasil não é o consumidor, mas o cidadão. Isso fortalece a cidadania e a comunicação pública”, destaca. As transmissões em rede serão inicialmente de dez horas de programação com o fornecimento de quatro horas das emissoras associadas, assegurando o aporte de conteúdos regionais à grade nacional da rede pública.

Com a nova rede, o jornalismo ganhou novos doze acordos firmados para produção de reportagens nos telejornais da TV Brasil, garantindo às emissoras apoio para a produção. “Agora, vamos nos empenhar na assinatura, com as emissoras da rede, dos contratos de prestação de serviços jornalísticos”, assegurou a jornalista Teresa Cruvinel, diretora-presidente da EBC. Ela lembrou que a contribuição das emissoras da rede já acontecia sem qualquer contrapartida, relação que vai se intensificar a partir de agora. Durante o encontro, também foi criado o Comitê de Rede que se reunirá duas vezes ao ano para discutir programação, questões jurídicas e de marketing relativas à rede.

Compartilhar