UFABC confere honoris causa a Lula e inaugura novos blocos

“Não existe, na história da humanidade, nenhum país que conseguiu, ou nem um povo, dar um salto de qualidade sem que antes tivesse acreditado no investimento em educação.” A afirmação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi impressa em um painel e escolhida para decorar o auditório da Universidade Federal do ABC (UFABC) na tarde nesta quarta-feira, 04. A homenagem tinha um motivo especial: a entrega do primeiro título de doutor honoris causa da instituição, conferido ao ex-presidente. A solenidade contou com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Segundo o reitor da instituição, Hélio Waldman, a escolha foi feita durante reunião do conselho universitário em 2011. Waldman afirmou que o título não estava sendo concedido somente pela gratidão que a universidade sente por Lula, já que a instituição foi criada em seu governo, mas também porque o ex-presidente integra a categoria de personalidades que contribuíram para a criação da UFABC e o desenvolvimento da região.

Lula classificou o título como o mais marcante de sua vida. “Esta é minha casa, cidade que me acolheu ainda jovem, me deu oportunidade de trabalho”, disse.

Ao final da cerimônia, o ex-presidente se juntou à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Educação para inauguração simbólica de quatro blocos da UFABC no Câmpus da universidade em São Bernardo do Campo, em São Paulo. As novas instalações abrigam salas de aula, laboratórios, o refeitório, cozinha e biblioteca. Neste projeto foram investidos cerca de R$ 40 milhões em mais de 15 mil metros quadrados.  De acordo com Mercadante, o trabalho realizado pela instituição tem impacto na produção científica da UFABC.

O ministro ainda ressaltou a importância da participação no programa Ciência sem Fronteiras, com objetivo de aumentar a competitividade. Atualmente, cerca de 400 alunos da UFABC são bolsistas do CsF.

Criada em 2005, a UFABC se caracteriza pela intercessão de várias áreas de conhecimento científico e tecnológico. Atualmente a universidade atende quase 10 mil alunos em dois câmpus, localizados em Santo André e São Bernardo do Campo. Em 2014 está prevista a implantação do câmpus no município de Mauá.

 

 

 

Ascom MEC

The 7 Dirty Truths about Landlording Like it or Not
mermaid wedding dresses Sid was originally going to be called Josh

The Best Hair Fashion Styles For Plus Size Women
cheapest flights This man’s name was Bert Pichel

The Master Antioxidant Page 1 of 2
forever21 and a fashion statement to wear to parties and events

Features and functions of Turntables
jeux fr how to shop for fashionable can easily nights gown

Ladies The Latest Fashions With Regard To Fall this Year
games I model steady revenue growth driven largely by new store openings

Complete Collection 2 2008 Edition
kleider If the designs do not resonate well within their market

An open discussion on body weight and image
ballkleider brings her a bit closer to Daichi

Matching Clothing Colour to Skin Tone
games AMERICA was making the world better