UFABC – Escola Preparatória: ampliando oportunidades e conquistas

Em quase 10 anos de projeto, já foram conquistadas mais de 640 aprovações – cerca de 150 na própria UFABC

O desejo de ingressar em uma universidade está presente na vida de muitos jovens. Alguns obstáculos, porém, podem aparecer no caminho, como situações de estresse, insegurança, medo e dúvidas, que acometem, principalmente, os estudantes do último ano do Ensino Médio. É preciso, então, chamar a atenção para o problema: como estimular aqueles que não se sentem capazes ou motivados a tentar?

“Os alunos da rede pública de ensino passam diversos anos vivenciando um processo ‘educativo’ excludente, de modo que chegam a acreditar que nada de grandioso poderá estar presente em seus futuros. Que fazer um curso superior numa universidade pública brasileira de qualidade, reconhecida internacionalmente, está fora de seu alcance. A pergunta que não possui uma resposta é: quantos talentos estão sendo desperdiçados através da exclusão promovida pela educação básica da rede pública de ensino?”, aponta o Prof. Dr. Leonardo Steil, Pró-Reitor de Extensão e Cultura e Coordenador da Escola Preparatória da UFABC. 

Visando atenuar essa defasagem, em 2010 foi criada a Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC), idealizada por alunos de graduação da Universidade. Seu principal objetivo é contribuir para a preparação dos estudantes da rede pública para os vestibulares, por ser a parcela da população que mais necessita de auxílio. Nove anos depois, mensurados os resultados, muitos são os frutos colhidos: mais de 600 vidas de jovens mudadas e esperanças renovadas, a partir do ingresso no ensino superior.

“A Escola Preparatória foi extremamente importante para o meu preparo no ano de vestibular. As recomendações de estudo e as dicas dos professores foram essenciais para minha aprovação, e através disso eu escolhi a UFABC como faculdade. Eu não tinha a menor ideia de qual área seguir e nem o curso, e essa experiência fez toda a diferença”, relata Melysiê Rocho, ex-aluna da EPUFABC em 2016 e 2017 e que hoje cursa o 3° quadrimestre do Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

O programa busca proporcionar, também, o rompimento de barreiras entre a universidade pública e a comunidade externa, a fim de mostrar que é possível ingressar no ensino superior público e de qualidade. O curso preparatório ofertado refere-se, principalmente, ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma vez que a prova é um dos caminhos para o ingresso em universidades públicas e particulares. “Além de acrescentar novos conhecimentos, a Escola Preparatória me trouxe uma nova visão de mundo dentro do contexto universitário e mostrou como é uma rotina de estudo um pouco mais intensa e exigente. O aluno passa a ter uma demonstração de como estudar, organizar o seu tempo, rotina de estudos e, dessa forma, é preparado para iniciar a vida universitária”, afirma Paulo Souza, ex-aluno da EPUFABC em 2016, atualmente estudante do 6° quadrimestre do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC.

Outro ponto a ser destacado é a baixa oferta de cursos preparatórios gratuitos na região, que não atende a demanda da população e inibe potenciais candidatos à vida acadêmica, que não poderiam custear um curso preparatório particular. “Conheci a Escola Preparatória por meio do ‘UFABC nas escolas’ e, a partir daí, conheci tanto o programa quanto a universidade. Dadas as minhas condições financeiras, seria complicado outro caminho de preparo para o ENEM. O curso adiciona uma perspectiva tanto aos fatos quanto ao nosso perfil como estudante, pois as matérias criam um sistema de organização e cronograma, e isso ilustra o que é o ensino superior, além do contato com a universidade, que já é pública”, conta Humberto Pinto, ex-aluno da EPUFABC em 2016 e estudante do 6 º quadrimestre do Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

O corpo docente da EPUFABC é composto por alunos de graduação da própria Universidade. Essa é outra oportunidade proporcionada pelo projeto: alguns de seus egressos, hoje estudantes da UFABC, podem aprimorar suas habilidades acadêmicas lecionando no projeto – do qual outrora foram alunos. Esse foi o caso do estudante Lucas Souza, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que foi aluno do programa em 2016 e hoje exerce a função de professor da Escola Preparatória. “Eu não conhecia nada desse mundo de universidade e cursinhos, pois eu não pensava nisso. Então, a Escola Preparatória abriu a minha mente em relação a fatores que antes eu não me atentava. Através do curso eu escolhi a UFABC, pela oportunidade de colocar em prática aquilo que muitas universidades não possuem, e com isso retribuo uma ação ajudando aqueles que pretendem ingressar.”

E é por isso que o professor Steil conclui: “o lema da EPUFABC é: Sonhar. Educar. Transformar. Nós temos um sonho, que é ver um mundo melhor e mais justo. E acreditamos que somente através da educação, no seu sentido mais amplo e profundo, será possível transformar a realidade atual”.