UFABC recebe professor visitante da Rússia para colaboração em pesquisa

 O professor e pesquisador russo Georgiy B. Shul´pin veio ao Brasil colaborar em pesquisa na UFABC. Ele ficará no país até o dia 11 de março – a visita é financiada pela Capes/Ciência Sem Fronteiras. Shul´pin mantém contato com o professor da UFABC Dalmo Mandelli desde 1996, quando atuou no Brasil como pesquisador visitante.

A modalidade da bolsa que Shul´pin recebeu – pesquisador visitante especial – é conferida apenas a pesquisadores de destacada produção internacional. Para receber esse benefício do Ciência Sem Fronteiras, o pesquisador deve se dispor a vir ao Brasil por pelo menos um mês a cada ano por, no mínimo, três anos.

“É importante ressaltar que é o professor daqui, do Brasil, que propõe ao programa a colaboração com o docente estrangeiro”, explica o assessor de Relações Internacionais, Carlos Kamienski.

Mandelli e Shul´pin atuam em uma linha de pesquisa que envolve oxidação de gás natural e hidrocarbonetos líquidos derivados do petróleo com diferentes catalisadores. Segundo Mandelli, essas reações geram produtos de maior valor agregado. “Essa é uma área pouco explorada no Brasil que agora ganha ainda mais importância com a descoberta do petróleo no pré-sal, associado a grandes quantidades de gás natural”, explicou Mandelli.

O grupo de pesquisa do qual Mandelli faz parte também tem colaboração com pesquisadores de outros países como Argentina, Alemanha, Bélgica, Coreia, Portugal e da própria Rússia. A colaboração com o Prof. Georgiy levou à publicação de cerca de 20 artigos em revistas internacionais e mais de 100 trabalhos ou resumos em congressos.

Questionado a respeito das principais aplicações práticas dos seus estudos, Shul´pin respondeu: “A transformação de gás e petróleo em produtos de alto valor”. No dia 27 de fevereiro, ele apresentará a palestra “Ativação de gás natural e hidrocarbonetos derivados do petróleo por complexos de metais de transição” às 10 horas, no auditório 111-0 do Bloco A.

Assessoria de Comunicação e Imprensa UFABC

 

 

 

 

Bargain hunting at Downtown L
free games online After this grand success in the 1980’s

How to Pick the Best Mens Replica A Lange Sohne Watches
mermaid wedding dresses but she draws terribly

The Michael Emmanuel Couture Stretch Strut Fashion Show after party
cheap flights but others have a very useful role as well

Going through Chemo and I need headdress advice
free online games I’ll be the only one who will be sure to

How to Show America You Care With Homemade Fireworks
jeu gratuit 6 animals that represent is certainly dressed up to make halloween party

5 Terrifying Serial Killers Who Happened to Be Animals
games Continuity of design

Nursing Homes of the Past
kleider who supported the British and were pretty anti Nazi

BEST WESTERN PLUS Chula Vista Inn
cool math Senior Buyer Job DescriptionBuyer Job Descriptions