UFABC reúne Universidades Federas mais novas para debater projetos

A Universidade Federal do ABC (UFABC), promoverá na próxima sexta-feira (15), em Santo André, a reunião das Universidades Federais mais recentemente criadas, que não aderiram ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O objetivo do encontro é debater os desafios para estas instituições e construir uma carta com as principais demandas e projetos para o fortalecimento e crescimento destas universidades.

De acordo com o reitor da UFABC, Klaus Capelle, a proposta da reunião é para que haja melhor reconhecimento entres estas universidades mais novas. Ele explicou que além do critério de não adesão ao REUNI, foram convidadas universidades que também não compõem a Matriz de O.C.C/ Andifes. “Desta forma delimitamos um perfil mais comum entre estas instituições”, explicou.

O encontro será dividido em dois momentos. O primeiro, aberto à comunidade acadêmica, é destinado para que os reitores apresentem suas universidades, com foco no diferencial que cada uma possui. O segundo momento, fechado ao público, será elaborada uma carta com as demandas destas universidades e que deverá ser entregue ao Ministro Renato Janine. De acordo com o reitor Klaus Capelle, na minuta já construída, estão pontuados assuntos como, bacharelado interdisciplinar, formas de avaliação e Fundações de Apoio.

A iniciativa conta com o incentivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e Ensino Superior (Andifes). O presidente da Associação, reitor Targino de Araújo, sugeriu a criação de um espaço permanente dentro da organização da Andifes, como comissão ou grupo de trabalho, para tratar dessas questões e acompanhar os projetos discutidos por esse grupo de universidades. Targino de Araújo propôs também que na próxima reunião do colegiado de reitores sejam apresentados o relatório e os encaminhamentos do encontro.

Ascom Andifes