UFABC – Universidade inaugura Central Experimental Multiusuário de São Bernardo do Campo

Na tarde do dia 03 de março de 2016 foi oficialmente inaugurada a Central Multiusuário do Campus de São Bernardo do Campo (CEM-SBC). Com a missão de disponibilizar à comunidade acadêmica da UFABC e ao público externo as mais avançadas técnicas de caracterização de sistemas biológicos, a CEM-SBC trabalhará em conjunto com a Central Experimental Multiusuário do campus de Santo André (CEM-SA), que já conta com cerca de 400 usuários ativos.

A cerimônia contou com a presença do reitor da UFABC, Klaus Capelle, da pró-reitora de pesquisa, Marcela Sorelli Carneiro Ramos, além do coordenador geral das Centrais Multiusuário, Herculanoda Silva Martinho, e da coordenadora da CEM-SBC, Patricia A. da Ana, e também docentes e pós-graduandos que vieram prestigiar o evento.

Na oportunidade foi realizada uma visita monitorada aos equipamentos de microscopia de fluorescência, tomografia por coerência óptica, fotodocumentação in vivo, microscopia eletrônica de varredura em modos alto/baixo vácuo e ambiental, infraestrutura para corte e preparo de amostras para análise histológica, secagem e metalização e outros equipamentos e insumos de apoio. A nova infraestrutura multiusuário se configura como mais um passo que contribuirá para o engrandecimento da pesquisa e pós-graduação, tanto da comunidade da UFABC quanto da comunidade externa. Mais informações sobre equipamentos, treinamentos e agendamentos encontram-se no site

Assessoria de Comunicação de Imprensa – Universidade Federal do ABC