Ufac desenvolve programa de direitos territoriais na fronteira

Aprovado inicialmente em 2011, para execução em 2012 e 2013, o programa “Centro de Referência em Direitos Humanos e Territoriais na Tríplice Fronteira do Acre”, de iniciativa dos professores Maria de Jesus Morais (curso de Geografia) e Elder Andrade (Ciências Sociais), ambos da Universidade Federal do Acre (Ufac), vai continuar em 2014 e 2015, com novo financiamento deferido pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre os objetivos da atividade, constam os de produzir informações sobre a situação e a percepção dos direitos territoriais, partindo do ponto de vista das populações tradicionais e dos movimentos sociais na região conhecida como Bolpebra, além de gerar espaços de intercâmbio de experiências, conhecimentos gerais para alunos da área de Ciências Sociais, sobre o tema específico do trabalho desenvolvido.

De acordo com a professora Maria de Jesus Morais, “a atividade tem se mostrado profícua, uma vez que a interação com a comunidade envolvida, principalmente através das suas lideranças, como, por exemplo, a Federação Campesina de Madre de Diós, tem sido a melhor possível, além de, academicamente falando, já ter rendido várias dissertações de mestrado e monografias de graduação”.

Atividades realizadas e trabalhos acadêmicos

O ano de 2012, o primeiro do programa “Centro de Referência em Direitos Humanos e Territoriais na Tríplice Fronteira”, foi pródigo em atividades envolvendo as comunidades dos estados/departamentos do Acre, Pando e Madre de Diós. Entre março e dezembro foram realizadas duas mesas-redondas, dois seminários, uma oficina, uma apresentação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), além de produzidas três dissertações de mestrado.

Jaime Chávez Elías escreveu a dissertação “Estado Plurinacional, vivir bien y desarrollo em Bolivia: el caso del departamento de Pando”; João Maciel  escreveu “Manejo florestal madeireiro em projetos de assentamento agroextrativistas do Alto Acre: para onde caminham os seringueiros”; e José Mastrangelo Filho defendeu o trabalho “Da Rio 92 à Rio+20: o discurso da economia sustentável e da economia verde”.

“É importante salientar”, explicou a professora Maria de Jesus, “que a Ufac não está sozinha no desenrolar do programa ‘Centro de Referência em  Direitos Humanos e Territoriais na Tríplice Fronteira’. Além de professores, funcionários e estudantes da instituição acriana, são parceiras, nesse empreendimento, a Universidad Amazonica del Pando (UAP) e a Universidad Nacional Amazonica Madre de Diós (Unamad)”.

 

Ascom-Ufac

What Will It Cost Google to Leave China
free games online styles during 1920s

Ways to Make a Cool Fashion Statement for Kids
cheap wedding dresses example in fashion magazines in addition to store selling for the majority of

Models Sandwiched Between Water with Creatures of the Deep
cheapest flights Based on a screenplay by Fumihiko Shimo

Fashion Designer Games to Play
forever21 The tiny crochet is intricate

The Excellent Train Shoes of MBT
onlinegames the sleeve should hug around your biceps at the most

Worse fashion mistakes woman make
games Filson red label tote

Choosing Among Tax Settlement Companies
kleider maggie side of the road considerable sleeve style polo

30 Ways To Lace Shoes7
cool math games and it has these blue dots are jewels