UFAC elabora cartilha sobre acolhimento a idosos

 

Estudantes do curso de Psicologia da Ufac, no âmbito do projeto de ensino “Ações Estratégicas de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19)”, coordenado pelo professor Leandro Amorim Rosa, produziram a cartilha digital “Acolhimento à Pessoa Idosa: Do Fundo Existencial ao Sofrimento Emocional”.

Orientados pela professora Luciane Patrícia Yano, os alunos Jeferson Araújo de Oliveira, Mariana da Silva de Andrade, Mayara Carvalho de Lima e Thais Santos da Cruz consideraram um dos grupos de risco da covid-19: a pessoa idosa. Assim, desenvolveram estratégias para acolhimento a esse grupo no contexto da pandemia, com apresentação do fundo existencial, dos sofrimentos vivenciados e com possíveis encaminhamentos.

O material fornece orientações quanto ao cuidado em relação aos aspectos emocionais e o acolhimento psicológico à pessoa idosa, abordando, entre outros temas, violência contra idosos, deficiência, ansiedade, depressão, suicídio na terceira idade e vivência do luto nos idosos.