Ufac investe em acessibilidade na Biblioteca Central

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Acre (Ufac) está readequando seu espaço. A iniciativa faz parte das exigências do Ministério da Educação (MEC) para garantir a efetiva acessibilidade dos acadêmicos com dificuldades de locomoção.

O acadêmico do curso de Geografia, Raimundo Rocha, cadeirante, comentou sobre as dificuldades que enfrentava antes da reforma. “Questão de rampas e portas com obstáculos dificultavam meu acesso aos livros”, destacou.

O trabalho de readequação do espaço é realizado por cinco funcionários que fazem a reposição, a identificação na prateleira e a sinalização dos exemplares. A partir de agora, a Biblioteca Central adotará a Classificação Decimal de Dewey (CDD), isso significa que os livros serão numerados de acordo com o seu conteúdo.

A Sala de Leitura — que funcionava no prédio anexo à Biblioteca — também passa por modificações. Segundo a diretora da Biblioteca Central, Vivyane Ribeiro das Mercês Neves, a falta de espaço, proximidade dos livros e corredores estreitos, dificultavam o acesso dos alunos ao acervo. “O objetivo das mudanças é melhorar o acesso e facilitar a localização de livros nas prateleiras”, explicou a diretora.

O acervo da Biblioteca Central conta atualmente com 52.258 títulos e 179.648 exemplares.

Ascom UFAC