Ufac investe R$ 7,2 milhões em laboratórios e equipamentos

A Universidade Federal do Acre (Ufac) investiu mais de R$ 7,2 milhões na compra de equipamentos, recuperação de laboratórios e na construção de novos espaços para o desenvolvimento da pesquisa e extensão nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os recursos foram alocados para garantir o desenvolvimento da pesquisa universitária nos cursos de graduação e pós-graduação da Ufac.

O Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), por exemplo, recebeu novos aparelhos e equipamentos para o laboratório de anatomia, assim como o Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD) que foi beneficiado com materiais de consumo hospitalar. Também foram alocados recursos para o curso de Engenharia Elétrica, com a compra de osciloscópio, acessórios módulos didáticos, além de armários e ferramentas.

Os cinco mestrados: Produção Vegetal; Letras; Ecologia; Ciência e Tecnologia e o mestrado em Saúde Coletiva também foram beneficiados com a compra de equipamentos e materiais. O mestrado em Produção Vegetal, por exemplo, recebeu aparelhos como a estação de meteorologia, o medidor de área foliar, o medidor de fotossíntese e a estufa incubadora. O mestrado em Letras adquiriu o scanner planetário. A pós-graduação em Ecologia recebeu microscópios, estufa e medidor de bancada. Já o mestrado em Ciência e Tecnologia apresenta a miniestação meteorológica, a estufa, destiladores, o analisador bioquímico e o espirômetro.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, destaca que desde que assumiu a gestão da universidade no final de 2012, foi iniciado um conjunto de ações no campo da infraestrutura, no sentido de garantir todas as condições para o desenvolvimento das atividades próprias de uma instituição de Educação Superior, como a Ufac. “Em cada momento, focalizamos nossas ações, na perspectiva de que no curto prazo possamos concretizar todos os nossos propósitos, como já foi feito com a climatização das salas de aula, reconstrução da biblioteca central e reforma do Restaurante Universitário. Dessa forma, as salas de aula e os laboratórios sempre estarão no nosso horizonte de preocupação permanente”, salienta Kinpara.

Reforma dos laboratórios de Educação Física

 Universidade Federal do Acre (Ufac) entregou em 2014, a reforma de dois laboratórios do curso de Educação Física: o Laboratório de Exercícios Físicos Resistidos e Aeróbicos (Labefra) e o Laboratório de Atividades Rítmicas e Expressivas (Labare). Os laboratórios receberam nova pintura, instalação de forro e aparelhos de ar-condicionado.

Os laboratórios atendem as demandas do curso de Educação Física, com ensino, pesquisa e extensão, como também a comunidade acadêmica e a população em geral, com projetos de dança de salão, jiu-jitsu, caratê, ginástica e musculação.

Além das atividades propiciadas pelo Labefra e pelo Labare, o curso ainda mantém projetos de vôlei infantil, vôlei de praia, natação e hidroginástica, beneficiando a população e a comunidade acadêmica.

Em 2013, as salas de aula foram climatizadas nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, outras estão sendo reformadas e as janelas substituídas por blindex. A biblioteca aumentou seu acervo de livros e foram iniciadas reformas das praças e passarelas do campus. Para 2014, estão previstas a ampliação do Restaurante Universitário e a construção da Residência Universitária. “Nosso objetivo é fazer a universidade se projetar e crescer ainda mais”, destaca o reitor Minoru Kinpara.

Curso de Engenharia Elétrica da Ufac ganha primeiro laboratório

O curso de Engenharia Elétrica da Ufac ganhou seu primeiro laboratório, com instalações elétricas, industriais e prediais. O curso é oferecido na universidade há dois anos. O espaço tem capacidade para dez unidades de instalação elétrica e é utilizado para aulas práticas dos cursos de Engenharia Elétrica e Civil.

Unidade de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária

A Unidade de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária Mário Alves Ribeiro atende os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Biologia.

A unidade possui seis laboratórios: reprodução, análises clínicas, parasitologia, patologia, microscopia, histopatologia. A estrutura conta com 80% dos equipamentos necessários. O espaço tem clínicas de atendimento, centros cirúrgicos, salas de aula, auditório, salas de professores e setor administrativo.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, afirma que com a medida “estamos potencializando a capacidade de nossos professores, alunos e técnicos, oferecendo melhores estruturas e condições”. De acordo com Kinpara, a universidade tem os melhores professores, alunos e técnicos do ensino superior, e com as melhorias “a instituição busca criar as condições que possam levar a universidade a atingir novos patamares”, frisa.

Projeto de piscicultura

O projeto de piscicultura, fomentado pelo professor Ricardo Araújo, tem a participação de estagiários de diversos cursos da Ufac, como Biologia, Engenharia Florestal, Agronomia e Veterinária. “Esse é um trabalho de formação de alunos”, afirma Araújo.

O teste experimental para a reprodução artificial de larvas de peixes do tipo piau foi realizado pela primeira vez por pesquisadores e acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac), alcançando a produção de, aproximadamente, 100 mil larvas.

O piau (“Leporinus piau”) foi o peixe escolhido para a experiência por ser uma das espécies tropicais da região amazônica que está em período reprodutivo. O teste foi realizado com um lote de matrizes que receberam indução hormonal (técnica convencional para peixes confinados em tanques) e tem o objetivo de avaliar a qualidade da água do açude no interior do campus, para implantação de projetos posteriores.

De acordo com o biólogo e especialista em reprodução de peixes, Ricardo Souza, o teste permite observar, além do controle de temperatura da água, outras características prejudiciais para a reprodução das larvas, como o excesso de matéria orgânica.

A água é fundamental nesse processo, segundo Ricardo Amaral, professor e pesquisador da Ufac que coordena o projeto de pesquisa. “Um dos fatores mais limitantes no sucesso da reprodução é a qualidade da água”, declarou.

Ascom UFAC

 

Clothing Tips for Plus Size Women
free games online Becoming a fashion designer isn’t always easy

Versace does an H collaboration
online games Students get to explore the visual arts in a professional setting

5 ways for fashion lovers to give back
vintage wedding dresses Just everyday brown shoes are not normally thought to be appropriate

What Shirt Should Be Worn With a Pinstripe Suit
forever 21 seemed to agree

F2F campaign launches at Mercedes
jeux that may organisations furnish method innovation classes

Why is Shopping at Boutiques Online Better than Visiting Boutique Stores
kleider how to hide your prized buttocks by dressing

Sexy Penthouse Shoes to Make a Stunning Fashion Statement
ballkleider how to become a personal image coordinator

Clueless Movie Fashions for the Modern Girl
games They also are available in infant