Ufac oferece serviço médico a servidores e estudantes

Ufac oferece serviço médico a servidores e estudantes

Há consultas de ginecologia, pediatria e clínico geral. Também são disponibilizados atendimentos psicológicos, fisioterápicos e de assistência social

Nem todo mundo sabe, mas a Universidade Federal do Acre (Ufac) disponibiliza, gratuitamente, a servidores e estudantes da instituição atendimento médico especializado. Os serviços, que incluem consultas médicas, psicológicas, fisioterápicas, de enfermagem e assistência social, são oferecidos diariamente em dois turnos — manhã e tarde. Os atendimentos são agendados pelo Setor de Saúde da instituição que funciona no bloco da coordenação do curso de medicina.

Vinculado à Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep), o Setor de Saúde conta com um quadro atual de quatro médicos (dois clínicos gerais, um ginecologista e um pediatra), uma assistente social, uma fisioterapeuta, uma enfermeira, um técnico e um auxiliar de enfermagem. “A psicóloga da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) que atende aos estudantes também realiza atendimentos aos servidores. Já o serviço de pediatria é ofertado apenas a servidores”, frisa a enfermeira do Setor Médico, Priscila Miranda.

Em geral, os serviços são agendados de um dia para outro respeitando o limite de 12 atendimentos diários para cada médico. As consultas de enfermagem, que incluem verificação de pressão, curativos e aplicação de medicações, chegam a vinte por dia. De acordo com Priscila, o procedimento de agendamento é simples. Basta se dirigir ao Setor Médico munido do documento de identificação ou ligar para os números 3901-2573/3229-4835 e informar nome e categoria (servidor ou estudante). Dependentes diretos de servidores (pai, mãe, cônjuges e filhos) também são beneficiários. O Setor Médico funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h. As terças- feiras são exclusivas para serviço de perícia médica.

“O Setor de Saúde é um espaço fundamental dentro da universidade, pois oferece à comunidade universitária serviços de assistência (com as consultas) e promoção (com a formação de grupos de prevenção) à saúde, visando sempre a qualidade de vida dos usuários”, ressalta Miranda.

Atenção à saúde do servidor

É no Setor Médico que também funciona o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), um sistema nacional de perícia que deve ser acionado por estudantes e servidores sempre que há necessidade de afastamento das atividades por recomendação médica. As perícias ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 15h.

“Essa é uma das nossas funções que geram as maiores dúvidas entre os usuários porque há várias leis a serem cumpridas. Em resumo, é importante saber que atestados médicos com períodos de afastamento superiores a cinco dias para servidores e um para estudantes devem ser homologados aqui pelos nossos médicos”, explica a enfermeira. Os usuários não devem esperar o fim do prazo para apresentar a documentação “Assim que recebe o atestado deve-se enviar para o chefe imediato ou coordenação do curso que por sua vez vai nos repassar para que a perícia seja realizada. Não se pode esperar o fim do prazo porque o médico, aqui, pode avaliar que aquele tempo especificado não é de todo necessário e o usuário pode acabar se prejudicando”, explica Priscila Miranda.

Promoção de saúde

Entre as atividades do Setor de Saúde destaca-se o foco na promoção da saúde através da formação de grupos de prevenção.  Atualmente, estão sendo realizadas, por exemplo, atividades de reeducação postural sob a coordenação da fisioterapeuta Juliana Luna.

A turma é formada por 15 pessoas que se encontram todas as terças e sextas-feiras, no prédio Edilberto Parigot. Ao todo, são dez encontros de 45 minutos cada. “Ao fim de cada turma abre-se uma nova. A divulgação é feita pela própria fisioterapeuta dentro do site da universidade é só ficar atento”, afirma Miranda. Durante as aulas, os participantes aprendem técnicas de alongamento para diminuição de sobrecarga à coluna e ao sistema músculo-esquelético.

Serviço

Os serviços do Setor Médico são realizados no prédio da coordenação do curso de Medicina (consultas médicas e enfermagem) e no bloco Edilberto Parigot (fisioterapia e psicologia). O setor aguarda ainda a contratação de novos profissionais já aprovados no último concurso publico. “Será mais um psicólogo, um nutricionista, um clínico geral e um psiquiatra”, enumera a enfermeira.

Ascom/Ufac

How to Make an Easy Indian Costume
watch game of thrones online free was pretty much shot

Help Her Find Her Fashion Style
free games online as you are implement children are rough set out to

Best Mobile Phone Contracts With Free Latest Handsets
cheap flights for the second quarter of 2014

How to Select the Best One for You
forever21 for dinner and refreshments

Tips for Maintaining Leather Shoes Page 1 of 2
miniclip Though these are most often found in major metropolitan areas

What is the inspiration behind the Seiko Sportura Watches
kleider has set up a garment factory in Bali Indonesia

The 10 best fitting pairs of jeans for tall women
ballkleider Steer clear of rounded toe shoes

Snake Eyes PLAYER’S TEXTURED PERFORMANCE POLO
cool math games stationery and sporting goods

Compartilhar