Ufac – Parfor beneficia 120 alunos em Sena Madureira

O núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Sena Madureira realizou nessa quarta-feira, 22, a abertura de quatro turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Ao todo, 120 alunos cursarão ensino superior em duas modalidades: Pedagogia, com três turmas, e Ciências Biológicas, com uma turma.

Para o coordenador do programa, Mark Clark, a importância de realizar os cursos nos municípios traz impacto direto na sociedade. “A demanda de professores formados aumenta a cada dia”, afirmou Clark.  A diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação do Acre, Cleide Prudêncio, falou do desafio do Estado em ter profissionais com formação superior. “Este é o momento para se vencer os obstáculos”, disse.

“Estamos vivendo um novo momento na educação do município”, declarou o vice-prefeito de Sena Madureira, Hermano Costa. “A Ufac está fazendo uma revolução no ensino do Estado”. O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, referiu-se à escolha dos alunos pela profissão. “O sucesso depende de nossas decisões”, comentou. “Esta decisão é muito importante para a vida de vocês”. Kinpara também falou sobre a importância do momento vivido pelos novos acadêmicos, já que eles enfrentaram muitas dificuldades para realizar a graduação. “Vamos vencer juntos”, incentivou.

A maioria dos professores participantes do Parfor leciona na zona rural de seus municípios. Jucirclei Lima demora cinco dias de viagem ao subir o rio Muru, durante o inverno (podendo chegar a sete dias durante o verão), para chegar à escola onde leciona. Ele faz parte dos 12 acadêmicos de Manoel Urbano hospedados no núcleo da Ufac em Sena Madureira que sonham com a formação.  “É difícil, mas não vou desistir”, disse. Maria Tarciana, que também integra esse grupo, destacou a conclusão de um curso superior como forma de melhorar de vida. “Todo mundo quer conquistar a formação para viver melhor”, lembrou.

O Parfor é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e com instituições de ensino superior. O ingresso se dá por meio do cadastro e pré-inscrição na “Plataforma Freire”, precisando estar cadastrado no “Educacenso” na função de docente ou tradutor intérprete de Libras na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

 Ascom-Ufac

 

 

How to Create Templates and Fashion Sketches
free online games hubcap diamond star halo

What Is a Buyer Specialist
vintage wedding dresses Lady Gaga is an artist who isn’t afraid to be a freak

Hot Trends in Comfort Shoes
cheap flights With so many styles available

Trends in Fashion among the Teenagers
forever21 plus size clothing to gain canadian girls

How Kate Middleton will impress fashion trends
jeux The Best Birthday Gifts for an Eight Year Old Girl

Brand Is the New Black
kleider I think I said that already

Top 5 most known fashion designer in history
ballkleider was a success

The 6 Stupidest Things Ever Done on a Dare
cool math games State the billing and delivery addresses accordingly